Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Livro da Semana

O livro que indicaremos nesta semana é o livro, “Simão Pedro, o pescador de homens”, de César Sátiro. Trata-se de um verdadeiro bálsamo para todos, uma vez que procura localizar na figura de cada apóstolo os nossos traços, mostrando que é possível ter uma caminhada produtiva no bem mesmo com as mazelas que assolam o ser humano. Notadamente na figura de Simão, o pescador e líder do apostolado, esclarece sua negação deixando claro a sua contribuição de forma muito particular na construção do cristianismo, assim como a contribuição de todos os outros onze. O autor revive também alguns fatos evangélicos tais como: a pesca bem sucedida depois da sábia sugestão de Jesus, a cura do cego no grande Templo de Israel, o cego de Jericó etc. Todos com excelentes comentários em torno da essência do verbo divino. Nas páginas desse pequeno livro – menos de 100 páginas – encontraremos essas e outras pérolas. Ele está disponível em nossa biblioteca!

30/11 - Frase do Dia

“O companheiro, contado na estatística da nova revelação, não pode viver de modo diferente dos outros, no entanto, é convidado pela consciência a imprimir o traço de sua convicção espírita em cada atitude.”

Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Opinião Espírita. 6ª ed. CEC

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Recordando a Lei Natural de Causa e Efeito, podemos afirmar que nossos mais diversos sofrimentos têm origem em nosso espírito. Em relação às dificuldades ligadas a saúde do corpo físico também não é diferente. Muitas vezes somos acometidos por mazelas que têm origem em nossos desequilíbrios, ou seja, nossa falta de harmonia interior pode ser causa de nossas doenças físicas (efeitos). Mas essa falta de harmonia interior ou desequilíbrio começa onde? A resposta é simples: na alma, pois é a alma que controla o corpo físico. Vejamos um exemplo:

Ao sentir a boca salivar por alguma receita culinária e comer em excesso, praticando a gula, é a alma que em desequilíbrio deseja a alimentação excessiva fazendo o organismo físico reagir a esta vontade.

Não poderíamos admitir que ocorresse o contrário, uma vez que o corpo não exerce dominação sobre a alma: é a alma que controla o corpo físico. Contudo, é possível compreender que em certos casos pode haver dependência química, ou seja, o corpo pode estar quimicamente dependente de alguma substância lícita ou ilícita. Mas mesmo nestes casos, lembramos que o início do consumo destas substâncias se deu pela vontade da alma.

Então, como podemos evitar os desequilíbrios, ou reconquistar novamente nossa harmonia interior? Seguindo os ensinamentos de Jesus, guia e modelo da humanidade, e recordando que a maior atenção à questão espiritual não dispensa o auxílio de profissionais da saúde como os médico, por exemplo, uma vez que é necessário cuidar da causa e também dos efeitos do desequilíbrio. Lembra do ensinamento de nosso Mestre: “orai e vigiai”? Pois bem. Recordemos disso em todos os instantes, buscando colocar em prática em nosso dia-a-dia. Nas palavras do livro O Médico Jesus (ed. EBM), o autor José Carlos de Lucca afirma: "Jesus prescreveu o remédio da "vigilância" para nossas dificuldades. Vigiar é observar-se com atenção. Fiquemos atentos para os reais motivos que nos fazem descer as escadas do desequilíbrio."

Resultado do Sorteio

Informamos que o livro Agência de Notícias, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Jair Presente (ed. GEEM) foi sorteado neste domingo, dia 28/09, para Isis Halle Najm. O livro pode ser retirado pela sorteada até o dia 09/12 na biblioteca de nossa instituição, que abre toda segunda-feira, de 18:30h às 20h, e toda quinta-feira, de 14:30h às 15:30h. Parabéns e boa leitura!

29/11 - Frase do Dia

“A fé é o remédio seguro do sofrimento (...)”
Allan Kardec.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 24ª ed. FEB.

domingo, 28 de novembro de 2010

Você Sabia?

Você sabia que a arte espírita é vista como a nova arte cristã? Acredita-se que com o passar dos anos é importante que se valorize esse tipo de cultura, pois é a partir dela que se constituirão as novas obras primas. Uma das artes mais divulgadas dentro da Doutrina Espírita e que permeia as atividades em muitos centros espíritas é a música. Dentre os  grupos mais conhecidos encontram-se a dupla Tim e Vanessa, Grupo Arte Nascente que tem 22 anos de existência, a série de coletâneas “Cancioneiro”.
Você sabia que no Caminho da Paz, a Mocidade Maria de Nazaré faz trabalhos envolvendo essa arte? Se quiser conhecer, faça uma visita!(reuniões aos sábados às 17 horas)
Sobre os artistas citados, acesse:
http://www.gan.com.br/ - Grupo Arte Nascente
http://www.cancioneiro.com.br/ - Cancioneiro Espírita

28/11 - Frase do Dia

“Quando a ventania da adversidade te assopre desalento ou quando a sombra da provação te mergulhe em nuvens de tristeza, recorre a eles, os Embaixadores Divinos do Eterno Amor, e sentirás, de imediato, o calor da fé, nutrindo-te a paciência e acalentando-te a vida.”
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Opinião Espírita. 6ª ed. CEC.

sábado, 27 de novembro de 2010

27/11 - Frase do Dia

“A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos;
é a irmã da caridade, que vos conduz a Deus.”
Allan Kardec.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 24ª ed. FEB

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vida Conjugal

Comumente nos referimos ao ciúme como um sentimento necessário ao relacionamento, dizendo que ele é maneira que demonstramos ao outro o quanto gostamos. Nesse sentido o ciúme torna-se medidor do amor.

Este é um grande equívoco, uma vez que o ciúme não passa do afeto perturbado pelo instinto de posse. O que não é amor. Não podemos possuir as pessoas, não podemos ser donos do outro, e sim parceiros. É dessa maneira que devemos pensar para construirmos um relacionamento saudável.

26/11 - Frase do Dia

“Não te aflijas pelas dificuldades naturais do
caminho. Tudo Melhorará com a bênção de Deus.”
Xavier, Francisco Cândido. Ditado pelo Espírito Carlos Augusto
Da Obra: Indicações do Caminho. ed. GEEM.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

Veja o que nos diz o Espírito Carlos Augusto, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, no livro Indicações do Caminho (ed. GEEM): “Receberemos da vida o desafio de que necessitamos.” Diante dessa afirmativa, sigamos em frente certos de que as atividades que desenvolvemos são oportunidades de aprendizado e de melhora para nós mesmos.

25/11 - Frase do Dia

“Não basta se tenham as aparências da pureza;
acima de tudo, é preciso ter a do coração.”
Allan Kardec.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 24ª ed. FEB

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ensinamentos de Jesus

Nosso querido Mestre, quando encarnado na Terra, nos trouxe o exemplo de como é vivenciar o amor a cada dia, todos os dias, mostrando-nos o quanto ainda é possível nos desenvolver moralmente. Não percamos isso de vista, afinal, 2.000 anos já se passaram e ainda hoje parecemos não compreender a Sua mensagem, a Boa Nova. E quando parece que compreendemos algumas das lições que Jesus nos trouxe, não a colocamos em prática. Nós a guardamos como um tesouro trancafiado em uma caixa no fundo do oceano, sem permitirmo-nos que seu conteúdo se espalhe a reluzir em nossas próprias almas e em todos aqueles que nos cercam e com os quais podemos contribuir nas dificuldades do caminho, na busca pela espiritualização. Busquemos nosso amadurecimento espiritual e sintamos a Centelha Divina que há dentro de nós, ouvindo nossa consciência e soerguendo o pensamento a Deus. Percebamos a Providência Divina ao nosso redor, a reger todo o Universo. Confiemos na espiritualidade amiga, nos irmãos de luz, e façamos a nossa parte. Tenhamos humildade e reconheçamos, quando for o caso, que nos é possível fazer mais do que atualmente fazemos por nós mesmos e pelo próximo. Trabalhemos sem cessar e, mesmo com nossas limitações, busquemos cooperar com a espiritualidade maior na edificação do Reino de Deus sobre a Terra.

24/11 - Frase do Dia

"Quando sofreres por alguém ou por alguma
causa nobre, medita naquele que a
Sabedoria Divina enviou à Terra,
para o engrandecimento de todos."
Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Opinião Espírita. ed. FEB

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Livro da Semana

O livro que indicamos essa semana é Ação e Reação de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz, editora FEB. A obra traz aos nossos entendimentos a dimensão da colheita que espera a todo aquele que não entendeu a necessidade impositiva de edificar o bem. Nos trazendo a dura realidade dos planos inferiores, plasmados pelas consciências culpadas além túmulo, configurando dessa forma o inferno exterior. Alia a esse fato a indiscutível, Misericórdia Divina que mesmo perante a colheita de seus filhos nas zonas inferiores, oferece-lhes o auxílio necessário para o refazimento espiritual e posteriormente uma nova oportunidade. Como o interessante caso de Silas que apresenta-se na obra como um valoroso espírito que contribui na coordenação das tarefas do bem, mas que em última existência terrena não obteve êxito. Foi ele o pivô do suicídio que seu pai cometeu contra sua madrasta, caindo em profundo remorso por não pressupor que sua avareza chegasse a tão duras conseqüências. Ele conta agora no mundo espiritual com a bondade do Pai que lhe concede oportunidade de trabalho e futuramente uma nova existência de resgate aos débitos cometidos. Confira os detalhes dessa história e de tantas outras que nos enriquece o espírito. Este livro está disponível em nossa biblioteca.

23/11 - Frase do Dia

“Quando a caridade regular a conduta
dos homens, eles conformarão seus atos
e palavras a esta máxima: ‘Não façais
aos outros o que não quiserdes que vos façam’.”
Allan Kardec.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. 24ª ed. FEB

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Por que escrevemos toda semana uma matéria sobre o tema Saúde e Espiritualidade? Por que uma e outra coisa caminham juntas. Afinal, a saúde é filha da felicidade, conforme afirma De Lucca, em seu livro O Médico Jesus. E a felicidade está intimamente ligada à questão espiritual. Como? É pelo fato de que nos voltando com maior atenção para as questões que vão além da matéria é que poderemos compreender os obstáculos que supostamente se agigantam à nossa frente como oportunidades de aprendizado, do mesmo modo que se descortinará diante de nós a possibilidade de encontrar um sentido existencial para a vida que não seja frívolo, banal. Assim visualizaremos e poderemos adotar objetivos nobres e edificantes para nós, enquanto espíritos imortais, mesmo estando encarnados, atentando para a importância da aquisição dos valores morais ensinados por Jesus. É adotando tais objetivos que passaremos a dar menos importância para questões mundanas e passageiras, e consequentemente valorizaremos as ligadas ao espírito. 

22/11 - Frase do Dia

"A prática do bem, simples e einfatigável,
pode modificar a rota do destino (...)".
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Pensamento e Vida. ed. FEB.

domingo, 21 de novembro de 2010

Você Sabia?

Você sabia que existe um filme nacional de nome Joelma 23º Andar, que é baseado em um livro de Francisco Cândido Xavier, o nosso querido Chico Xavier? O livro se chama Somos Seis, e inclusive está à disposição para empréstimo em nossa biblioteca. Este filme conta a história sobre a desencarnação de uma pessoa no incêndio do edifício Joelma, na cidade de São Paulo, evento que foi extensamente veiculado pela mídia em uma década passada. A história contada pelo filme e pelo livro é interessante aos espíritas pelo fato de essa pessoa desencarnada ter se comunicado com a família através da mediunidade de Chico Xavier. Interessou? Então boa leitura e bom filme!

21/11 - Frase do Dia

"(...) não nos esqueçamos que a maior defesa
do indivíduo é o pensamento reto e o coração puro (...)"
Jorge Bichuetti. Pelo Espírito Henrique Kruger.
Da Obra: Centelha Divina. ed. Paulo e Estevão.

sábado, 20 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Hoje em dia muito tem se discutido a respeito de que educação queremos para nossos filhos e de quem é a maior responsabilidade por essa educação. Pais esperam mais da escola, e essa espera mais das famílias. Nessa guerra, entre pais e educadores, todos saem perdendo, principalmente as crianças, que ficam perdidas, a procura de um rumo certo. Vamos transcrever aqui um trecho do livro Educação Espírita de Nossos Filhos de Geziel Andrade, e editora EME, a respeito de a quem deve ser delegado à responsabilidade da educação das crianças.

“As tarefas educativas dos pais são indelegáveis. Isto fica claramente justificado nas seguintes orientações do espírito Emmanuel, contidas no capítulo 12: Educação no Lar, do livro Caminho, verdade e vida:

• A formação do caráter deve ocorrer no lar.

• Os pais têm de ser os primeiros mentores dos filhos, em cumprimento a sua missão amorosa.

• A tarefa educativa doméstica constitui trabalho e cooperação com Deus.

• Nada substitui a educação no lar que é pautada nos bons exemplos, porque os filhos sempre imitarão os pais.”

Diante dessas palavras, vamos assumir com amor, respeito e responsabilidade essa tarefa de pais, educando a luz do evangelho de Jesus, para que eles possam continuar trilhando um caminho evolutivo em busca da felicidade plena.

20/11 - Frase do Dia

"O amor é substância criadora e mantenedora do Universo, constituído por essência divina. É um tesouro que, quanto mais se divide, mais se multiplica, e se enriquece à medida que se reparte."
Dicaldo Pereira Franco. Pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Da Obra: Amor, Imbatível Amor. ed. LEAL.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vida Conjugal

Nos dias atuais muitas vezes temos a impressão de que a duração de cada dia é cada vez menor, pela suposta “falta de tempo” da qual acreditamos equivocadamente padecer. Desfrutarmos de tempo para isso ou aquilo, na verdade, é uma questão de prioridade. Já repararam que sempre há tempo para alguma coisa e não há para outras? Isto ocorre pelo fato de darmos maior importância para aquela do que para esta. O que aqui desejamos é trazer à tona a reflexão sobre quanto de nossas horas estamos colocando à disposição de nossos compromissos materiais, abrindo mão das questões espirituais, que vão além da matéria. É disso que estamos falando. E isso certamente inclui a atenção que desprendemos em favor de nossos próximos, inclusive daqueles que tomamos como companheira ou companheiro em relacionamento afetivo. Aqui queremos chamar a atenção para o papel que desempenhamos na condição de cônjuge, de parceiro ou parceira afetivo. Cabe a nós compartilharmos dos momentos de alegria e também de apoio nas dificuldades. Cabe a nós vivenciarmos o companheirismo fraterno, para que possamos nos apoiar e caminhar lado a lado em uma conduta reta e de pureza de coração rumo ao caminho vivenciado e traçado por nosso Mestre Divino, o meigo Rabi da Galiléia, Jesus de Nazaré.

19/11 - Frase do Dia

"Ide e ensinai", na palavra do Cristo, quer dizer
"ide e exemplificai para que os outros aprendam
como é preciso fazer".
Francisco Cândido Xavier. Pelo Espírito Emmanuel
Da Obra: Fonte Viva. ed. FEB

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

Emmanuel nos deixou no livro Fonte Viva (Ed. FEB), psicografado por Francisco Cândido Xavier, a seguinte mensagem: “É um erro lamentável despender nossas forças, sem proveito para ninguém, sob a medida de nosso egoísmo, de nossa vaidade ou de nossa limitação pessoal. Coloquemos nossas possibilidades ao dispor dos semelhantes.” Diante disso, companheiros tarefeiros, coloquemo-nos à disposição do trabalho no Bem.

18/11 - Frase do Dia

"Seja otimista.
Com otimismo, as coisas boas acontecem depressa."
Arara da Paz. Baseado nos livros de Lourival Lopes. ed. Otimismo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Matéria Extraordinária: Projeto Cura-te

Hoje, excepcionalmete, estamos substituindo a matéria do dia, que seria Ensinamentos de Jesus, para informarmos que nessa quinta-feira, dia 18/11, às 18 horas, ocorrerá o primeiro dia de atividade do projeto Cura-te. Esse projeto tem como objetivo atuar sobre as questões ligadas à dependência química, buscando contribuir com os próprios dependentes e seus familiares na busca pela superação desta dificuldade. Se você é dependente químico, ou se possui relação próxima com alguém que seja e está em busca de apoio, venha participar de nossa reunião. Nosso endereço é Rua Paulo Freitas, 312 - Centro, São João del-Rei (ao lado da livraria Portal de Luz). Informamos ainda que estamos em busca de voluntários que queiram dar sua parcela de contribuição nesta atividade através do trabalho junto ao próximo. Se você estiver interessado em nos ajudar, compareça!

17/11 - Frase do Dia

"Seja otimista.
É o sol da manhã que afugenta a noite."
Arara da Paz. Baseado nos livros de Lourival Lopes. ed. Otimismo.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Livro da Semana

Essa semana indicamos para leitura o livro Os Mensageiros, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz - editado pela FEB.  Os Mensageiros é a segunda obra da série André Luiz, que se inicia com o livro Nosso Lar,  que deu origem ao filme de mesmo nome lançado há poucos meses no Brasil e que levou milhares de pessoas ao cinema. Se você gostou do filme Nosso Lar, agora leia o livro Os Mensageiros e descubra o que acontece na sequência, quando o Espírito André Luiz sai da cidade espiritual para obter novos aprendizados e seguir sua caminhada evolutiva. Esse é um livro que, mesmo sendo romanceado, apresenta significativo conteúdo para estudo da realidade espiritual. Vá em nossa biblioteca e pegue este livro emprestado! Boa leitura! 

16/11 - Frase do Dia

"Não esmoreça o ânimo.
A certeza de ter força e valor é fonte de progresso."
Arara da Paz. Baseado nos livros de Lourival Lopes. ed. Otimismo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Um dos grandes problemas da atualidade é a falta de tempo, o stress e muitas vezes o mal humor. Esse mal humor ao contrário de auxiliar nos nosso dia-a-dia, nos traz muitos problemas, tropeços e desentendimento, influenciando inclusive em nossa saúde física e mental. A ciência vem alertando sobre a importância do riso, da alegria e do entusiasmo em nossas vidas. Ficaremos então com uma reflexão retirada do livro O Médico Jesus, de José Carlos De Lucca sobre a importância da “risoterapia”.
     “A ciência médica já comprovou que o riso é terapêutico, tem poder de relaxar as tensões, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.
      Comece rindo de si mesmo, não se leve tão a sério. Ria das coisas ridículas à sua volta. Curta o lado engraçado da vida e isso trará benefícios enormes para a saúde. Os perfeccionistas costumam viver de cara amarrada e geralmente estão cheios de doenças e remédios. O corpo é uma panela de pressão, se você não deixa o vapor escapar, a panela explode.”

15/11 - Frase do Dia

"Se Deus houvesse isentado o homem do trabalho do corpo, seus membros estariam atrofiados; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal; por isso, lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás, trabalha e produzirás; dessa maneira, serás o filho das tuas obras, delas terás o mérito e serás recompensado segundo o que tiveres feito."
Kardec, Allan.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Ed. IDE.

domingo, 14 de novembro de 2010

Você Sabia?

Você sabia que dia 13 de novembro é considerado o dia do Jovem Espírita? A data se dá pelo fato de nesse dia no ano de 1949 ter sido consumado o ATO DE UNIFICAÇÃO DAS MOCIDADES E JUVENTUDES ESPÍRITAS, onde a União das Juventudes Espíritas do Distrito Federal (1947), com sede no Rio de Janeiro que na época era a capital do país e a União das Juventudes Espíritas (1933) sediada em São Paulo, se unificam, tornando-se então um Departamento da FEB, o DIJ (Departamento da Infância e Juventude). Esta data surge, então, para a história das Mocidades Espíritas como representando o idealismo acima do personalismo, da confraternização acima do fracionismo, da mensagem esclarecedora acima do melindre, do estudo e do trabalho acima dos obstáculos pessoais.
A 1ª Mocidade Espírita do mundo foi fundada na cidade de Nova Iorque em 1863 por Andrew Jackson Davis. No Brasil, a primeira mocidade data de 22 de maio de 1932, pertencente ao Centro Maria de Nazaré na cidade de São Paulo.
Além de Pátria do Evangelho, o Brasil pode ser visto também como Pátria do Jovem Espírita, já que é o país com maior número de Mocidades no planeta.

14/11 - Frase do Dia

"Paciência, atenção, perdão, tolerância,
não julgamento, caridade e tantos outros ensinos do
Evangelho que procuramos na relação com o próximo,
devem ser aplicados, igualmente, a nós mesmos."
Oliveira, Wanderley S. de. Pelo Espírito Ermance Dufaux.
Da Obra: Escutando Sentimentos. 10ª ed. Dufaux.

sábado, 13 de novembro de 2010

Educação e Espiritualidade

Hoje nessa coluna procuraremos ressaltar a importância e principalmente nossa responsabilidade na educação moral e religiosa de nossas crianças.  Muitas vezes recorremos no grave engano de deixar nossos filhos sem a formação filosófica, moral e religiosa, com a justificativa de respeitar a liberdade dos mesmos. Cometemos grave engano. O ser tem a liberdade de tomar suas decisões, mas é nossa obrigação orientá-los na tenra idade. Assim quando já são capazes de fazer suas escolhas, terão elementos para isso. Não esperamos nossos filhos crescerem para que eles escolham se querem ir a escola, se vão se alimentar de forma equilibrada ou se vão ter os cuidados mínimos com sua higiene. Ensinamos as regras de conduta social e familiar. Por que então esperar que cresçam para dar-lhes as instruções e a oportunidade de conhecer e vivenciar o Evangelho de Jesus e os postulados espíritas que nos auxiliam em nossa Reforma Íntima e nos conhecimento das leis que regem o Universo? Deixemos sim, nossas crianças e jovens fazerem suas escolhas, mas nos responsabilizemos por auxiliar com o conhecimento, para que estas sejam escolhas felizes. Ficamos então com as palavras de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. VIII, item 4:
"A partir do nascimento, suas idéias retomam gradualmente impulso, à medida que se desenvolvem os órgãos; de onde se pode dizer que, durante os primeiros anos, o Espírito é verdadeiramente criança, porque as idéias que formam o fundo do seu caráter estão ainda adormecidas. Durante o tempo em que seus instintos dormitam, ele é mais flexível e, por isso mesmo, mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, o que torna mais fácil a tarefa imposta aos pais.
O Espírito reveste, pois, por um tempo, a túnica da inocência, e Jesus está com a verdade quando, malgrado a anterioridade da alma, toma a criança por emblema da pureza e da simplicidade.”

13/11 - Frase do Dia

"(...) Deus, em sua misericórdia infinita,
colocou no fundo do vosso coração uma sentinela
 vigilante que se chama consciência. Escutai-a;
 ela não vos dará senão bons conselhos."
Kardec, Allan.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. ed. IDE.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vida Conjugal

Sabemos que estamos caminhando rumo a evolução, logo, algumas imperfeições ainda nos acompanham. Mas mesmo assim, em nossas relações afetivas, principalmente nas conjugais, parecemos esquecer disso exigindo de nosso(a) companheiro(a) a perfeição que ainda não possuimos. Pensemos nisso...

12/11 - Frase do Dia

"Estudar e , principalmente, vivenciar os ensinos
dos Evangelhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
é o roteiro seguro para alcançarmos
o caminho para nossa perfeição."
Cavalcanti, Segito de Souza.
Da Obra: Sândalo. 10ª. ed. Itapuã.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

Vamos refletir através da mensagem dada pelo espírito Carlos Augusto, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, no livro Indicações do Caminho (ed. GEEM): “Somos na Terra confiados ao cadinho esbrazeado do sofrimento, com raros períodos de tranqüilidade, mas, sem isso, talvez entrássemos na inércia da estagnação.” Resignemo-nos companheiros da Seara Espírita. Resignemo-nos e doemos de nós tudo o que for possível no trabalho no Bem.

11/11 - Frase do Dia

"(...) A cada regimento novo o general fornece uma bandeira; eu vos dou esta máxima do Cristo: 'Amai-vos uns aos outros.' Praticai esta máxima; reuni-vos todos ao redor deste estandarte, e dele recebereis a felicidade e a consolação."
Kardec, Allan.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. ed. IDE.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ensinamentos de Jesus

Hoje falaremos um pouco sobre o modo como Jesus nos passou seus ensinamentos. Estamos falando do exemplo. Nosso Mestre Nazareno demonstrou que seus ensinamentos podem ser colocados em prática pelos homens, afinal Ele mesmo o fazia, provando assim que não se trata de buscas impossíveis de serem alcançadas. Suas pregações não foram feitas somente através de discursos, mas também de vivas ações, expressadas em suas atitudes. Então, diante de nossas escolhas do dia-a-dia, recordemos de Jesus, que é guia e modelo da humanidade para a evolução espiritual, e pensemos: no meu lugar o que Jesus faria? Reconheçamos que somos seres ainda imperfeitos, mas não nos apoiemos nisso como justificativa para deixar de seguir nosso caminho pelo desenvolvimento moral. Não estacionemos perante a zona de conforto ilusória que é o comodismo. É justamente por sermos seres ainda imperfeitos que precisamos buscar nossa evolução espiritual, que certamente virá, mais cedo ou mais tarde, pelo amor e/ou pela dor. Sofrer ou não sofrer depende de nós, das decisões que tomamos a cada dia. E recordando nosso Mestre Jesus, levemos adiante a Boa nova, o Evangelho, não somente através de palavras, mas também através de vivas ações, de nossas atitudes.

10/11 - Frase do Dia

"Ser feliz é desconhecer barreiras,
porque a felicidade anda
de mãos dadas com a fé."
Oliveira, Wanderley S. de. Pelo Espírito Ermance Dufaux.
Da Obra: Mereça Ser Feliz. 20ª ed. Dufaux.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Livro da Semana

A Reencarnação, de Gabriel Delanne – Editora FEB, é o livro que indicamos. Trata-se de uma valiosa obra para o estudo da reencarnação. Faz uma longínqua viagem no tempo para demonstrar que a doutrina das vidas sucessivas preexiste desde as mais remotas eras, como por exemplo nesta citação dos Vedas a 1500 a.C.: “A alma não nasce nem morre nunca; ela não nasceu outrora nem deve renascer; sem nascimento, sem fim, eterna, antiga, não morre quando se mata o corpo. Como poderia Aquele que a sabe impecável, eterna, sem nascimento e sem fim, matar ou fazer matar alguém? Assim como se deixaram as vestes gastas para usar vestes novas, também a alma deixa o corpo usado para revestir novos corpos.” Delanne desenvolve os argumentos comprovativos em bases científicas, filosóficas, experimentais, além de tratar o assunto em várias das suas ramificações como a memória integral, as crianças prodígio, evolução anímica e muito mais! Este livro está à disposição para empréstimo em nossa biblioteca.

09/11 - Frase do Dia

"Aquele que se identifica com a vida futura é semelhante a um homem rico que perde uma pequena soma sem com isso se pertubar; aquele que concentra seus pensamentos sobre a vida terrestre é como um homem pobre que perde tudo o que possui e se desespera."
Kardec, Allan.
Da Obra: OEvangelho Segundo o Espiritismo. ed. IDE.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

A alimentação que proporcionamos a nosso corpo físico deve ser alvo de nossa atenção e cuidado. Tanto o excesso, quanto a pouca quantidade, causam danos a nossa saúde física e espiritual. Uma alimentação excessiva vai sobrecarregar nosso sistema digestório e o contrário, a falta de alimentação necessária as atividades básicas do organismo, leva a fraqueza do corpo e do espírito. Essa falta de atenção e cuidado com nossa alimentação podem provocar alteração em nosso equilíbrio energético. Sobre esse tema o livro Centelha Divina, de Jorger Bichuetti, pelo Espírito Henrique Krüger (Ed. Paulo e Estevão) traz as seguintes informações: “A saúde mora no equilíbrio. Alimentar para viver, crescer e evoluir é um sábio impositivo do progresso. Viver para alimentar-se, porém, é desprezar os vôos do espírito e mergulhar, displicente, nos prazeres de um prato que não dá a alegria e a paz que encontramos nas vivências do amor e nas realizações da fé.”

08/11 - Frase do Dia

"O irmão que nos inspira os sentimentos de ódio
constitui o meio e a oportunidade que Deus nos dá
para nos regenerarmos do mal que tenhamos feito."
Cavalcanti, Sergito de Souza.
Da Obra: Sândalo. 10ª. ed. Itapuã.

domingo, 7 de novembro de 2010

Você Sabia?

Você sabia que o termo “Espiritismo” foi criado por Allan Kardec para identificar a nova Doutrina que nascia na França no ano de 1857 e que os seus praticantes eram conhecidos como espiritistas, sendo o termo atualizado posteriormente para espírita?  Para que uma casa religiosa seja Espírita, ela deve seguir os ensinamentos contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita, inclusive o Evangelho de Jesus. Geralmente, os locais espíritas recebem o nome de: Centro, Grupo, Casa, Sociedade, Instituição ou Núcleo Espírita, e deve ser legalmente constituído, de acordo com as leis vigentes no país em que está instalado. Esses locais devem prezar por algumas atividades para que a casa dê continuidade aos trabalhos, algumas delas são: palestras para esclarecimento doutrinário, desenvolvimento cauteloso da mediunidade e Evangelização. Além disso, é de extrema importância que todos os serviços espirituais oferecidos na casa sejam gratuitos. E uma característica que difere o Espiritismo das outras religiões, é a inexistência de rituais, amuletos e imagens.

07/11 - Frase do Dia

"Caridade e humildade, tal é, pois,
o único caminho da salvação; 
egoísmo e orgulho, tal o da perdição."
Karde, Allan.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. ed. IDE.

sábado, 6 de novembro de 2010

Educação e Espiritualidade

Muitas vezes buscamos no Espiritismo as explicações e o consolo para situações que vivenciamos e não compreendemos. Nessa escola, que é o Centro Espírita, somos consolados e temos contato com todo o “conteúdo” necessário a nossa evolução. Esse “conteúdo” é o Evangelho de Jesus. Mas não basta tomarmos conhecimento da Boa Nova de Jesus. Devemos, com as ferramentas adquiridas, empreender esforços em nossa auto-educação, na tão falada Reforma Íntima. Devemos nos Evangelizar. Ao nos educar, estaremos seguindo o exemplo de Jesus, que Evangelizou através do exemplo, da palavra viva. Guardemos então as palavras de Dima Lourenço Marquez no livro Evangelização: Compromisso com Jesus (ed. EME): “O Espiritismo estudado instrui. Praticado, além de instruir, educa (...)”.

06/11 - Frase do Dia

"A felicidade é como a pérola que se transforma
dentro da ostra: nasce dos embates de cada dia
 no esforço da transformação
no reino do sentimento."
Oliveira, Wanderley S. de. Pelo Espírito Ermance Dufaux.
Da Obra: Mereça Ser Feliz. ed. Dufaux.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vida Conjugal

Hoje trazemos para reflexão sobre a vida conjugal e a família algumas frases do Espírito Benedita Fernandes, psicografadas por Divaldo P. Franco, na obra Antologia Espiritual: “O matrimônio é uma experiência emocional que propicia comunhão afetiva, da qual resulta a prole sob a responsabilidade dos cônjuges, que se nutrem de estímulos vitais, intercambiando hormônios preservadores do bem estar físico e psicológico. Não é, nem poderia ser, uma incursão ao país da felicidade, feita de sonhos e de ilusões. Representa um tentame, na área da educação do sexo, exercitando a fraternidade e o entendimento, que capacitam as criaturas para mais largas incursões na área do relacionamento social. Ao mesmo tempo, a família constitui a célula experimental, na qual se forjam valores elevados e se preparam os indivíduos para uma convivência salutar no organismo universal, onde todos nos encontramos fixados.”

05/11 - Frase do Dia

"A inteligência é rica de méritos para o futuro,
mas com a condição de ser bem empregada."
Kardec, Allan.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritsimo. ed. IDE

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Recado aos Tarefeiros Espíritas

O espírito Carlos Augusto nos deixou um recado, pela psicografia do médium Francisco Cândido Xavier, que avaliamos importante compartilhar com os Tarefeiros Espíritas: “Quanto mais intenso se nos fizer o trabalho com Jesus, mas ampla assistência de Jesus receberemos.” Esta mensagem, do livro Indicações do Caminho (ed. GEEM), nos motiva a seguir em frente no trabalho. Que façamos nossa parte sem almejar algo em troca. Que façamos o Bem pelo Bem.

04/11 - Frase do Dia

"A informação consola e instrui.
A transformação liberta e moraliza."
Oliveira, Wanderley S. de. Pelo Espírito Ermance Dufaux.
Da Obra: Escutando Sentimentos. 10ª ed. Dufaux. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ensinamentos de Jesus

A Humanidade ainda não encontrou o caminho da Paz tão sonhada e desejada porque não entendeu que precisa aprender como vivenciar a Paz. E então, onde buscar o aprendizado? Muitos humanistas, sociólogos, psicólogos e outros "logos" querem passar o ensinamento, mas esquecem de buscar fundamentos no Grande Mestre, Jesus. Bastaria que aprendêssemos a vivenciar um de seus últimos ensinamentos: "Amai uns aos outros como eu vos amei."

03/11 - Frase do Dia

"Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar
a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade."
Kardec, Allan.
Da Obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo. ed. IDE.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Livro da Semana

O livro que ora indicamos traz o título de “Velório”. Constitui excelente obra de estudo em que vários autores concedem-nos o seu parecer sobre a temática do funeral. Cada autor aborda de forma própria a sua visão sobre o tema, porém, todos são unânimes em ressaltar a necessidade da atitude caridosa dos encarnados para com o irmão que se encontra em processo de desenlace terreno. Alude do livro Obreiros da Vida Eterna, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz, a instrução: “As câmaras mortuárias não devem ser pontos de referência à vida social, mas recintos consagrados à oração, ao silêncio e ao recolhimento.” Dentro desse mesmo tema Deolindo Amorim nos lembra através da citação das Obras Básicas do Espiritismo que o dia de manifestarmos a nossa gratidão, carinho e afeto pelos nossos caros que já se foram, não é somente no dia 2 de novembro. As nossas preces são ouvidas em qualquer outra circunstância, dependendo somente da intenção e, por conseguinte, da vibração daquele que ora. Essas e muitas outras considerações são encontradas na presente obra, além de poemas que tratam o tema de forma peculiar, como o intitulado “No velório” de Pedro Franco Barbosa, o qual selecionamos uma estrofe: “Jazigo monumental / Caixão de luxo e coroa / Para a alma imaterial / É desperdício à-toa." Esse livro está à disposição para empréstimo em nossa biblioteca.

02/11 - Frase do Dia

"Reponhamos a morte em seu lugar de processo
renovador e enchei-vos de confiança no futuro,
multiplicando as sementeiras de afeições
e serviços santificantes."
Xavier, Francisco Cândido. Pelo Espírito Emmanuel.
Da Obra: Vina de Luz. 27ª. ed. FEB.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Saúde e Espiritualidade

Trazemos mais um trecho do livro O Médico Jesus, de José Carlos de Lucca (ed. EBM), para reflexões acerca dos cuidados com nossa saúde do corpo e do espírito. "Ninguém tropeça em montanhas. Tropeçamos em pedras pequenas quase todos os dias, e o acúmulo de nossas pequenas quedas é que nos leva muitas vezes ao chão das enfermidades. Cuidado com as pequenas pedras, pois elas nos parecem inofencivas. Quando os excessos à mesa se repetem, quando os abusos da bebida se sucedem, quando o descontrole emocional não cessa, tenha certeza de que o corpo vai apresentar mais tarde a conta dos nossos desequilíbrios. Tropeças em pequenas pedras pode ser um pequeno suicídio. Um método eficiente para evitar esse mal consiste em você identificar as pedras, nas quais tem tropeçado e, ao avistá-las em seu caminho, ativar firmemente o poder da sua atenção. Concientize ao máximo sua ação de comer, beber, falar, agir ou qualquer outra conduta que você esteja querendo modificar".  Lembremos das pequenas pedras no nosso dia-a-dia. Sejamos vigilantes na busca por uma vida saudável e equilibrada.