Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

sábado, 30 de abril de 2011

30/04 - Frase do dia

O espiritualismo, nos tempos modernos, não pode restringir Deus entre as paredes de um templo da Terra, porque a nossa missão essencial é a de converter toda a Terra no templo augusto de Deus.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 29 de abril de 2011

29/04 - Frase do dia

Semeia a paciência, tolerando construtivamente os que se fazem instrumentos de tua dor no mundo, ajudando sem desânimo e amparando sem reclamar; e os irmãos que te buscam mobilizarão os impulsos de revolta que os fustigam, na luta de cada dia, transformando-a em serena compreensão.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 28 de abril de 2011

28/04 - Frase do dia

Semeia a paciência, tolerando construtivamente os que se fazem instrumentos de tua dor no mundo, ajudando sem desânimo e amparando sem reclamar; e os irmãos que te buscam mobilizarão os impulsos de revolta que os fustigam, na luta de cada dia, transformando-a em serena compreensão.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 27 de abril de 2011

27/04 - Frase do dia

Não basta crer na imortalidade da alma. Inadiável é a iluminação de nós mesmos, a fim de que sejamos claridade sublime.


Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 26 de abril de 2011

26/04 - Frase do dia

Usemos para com os outros o alimento da paz, porque, estendendo paz aos outros, asseguramos paz a nós mesmos. E, com a paz, conseguiremos possuir espaço e tempo terrestres, em dimensões maiores, para que aprendamos e possamos, realmente, servir.


Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Hilário Silva. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Saúde e Espiritualidade

Trazemos mais um trecho do livro O Médico Jesus, de José Carlos de Lucca (ed. EBM), para reflexões acerca dos cuidados com nossa saúde do corpo e do espírito. "Ninguém tropeça em montanhas. Tropeçamos em pedras pequenas quase todos os dias, e o acúmulo de nossas pequenas quedas é que nos leva muitas vezes ao chão das enfermidades. Cuidado com as pequenas pedras, pois elas nos parecem inofencivas. Quando os excessos à mesa se repetem, quando os abusos da bebida se sucedem, quando o descontrole emocional não cessa, tenha certeza de que o corpo vai apresentar mais tarde a conta dos nossos desequilíbrios. Tropeçar em pequenas pedras pode ser um pequeno suicídio. Um método eficiente para evitar esse mal consiste em você identificar as pedras, nas quais tem tropeçado e, ao avistá-las em seu caminho, ativar firmemente o poder da sua atenção. Concientize ao máximo sua ação de comer, beber, falar, agir ou qualquer outra conduta que você esteja querendo modificar".  Lembremos das pequenas pedras no nosso dia-a-dia. Sejamos vigilantes na busca por uma vida saudável e equilibrada, e não esqueçamos da prece sincera.

25/04 - Frase do dia

Propaga a fé, suportando os reveses de teu próprio caminho, com valor moral e fortaleza infatigável; e quem te observa, crescerá em otimismo e confiança.


Da obra Relicário de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 24 de abril de 2011

24/04 - Frase do Dia

"Às vezes, aquele que hoje se reergue com a tua migalha de amor é quem vai te solucionar as necessidades de amanhã, num carro de bênçãos."
Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier
Palavras de Vida Eterna. ed. FEB

sábado, 23 de abril de 2011

23/04 - Frase do dia

Desde quando fazemos e desfazemos, terminamos e recomeçamos, empreendemos a viagem reparadora e regressamos, perplexos, para o reinício? Somos, no palco da Crosta Planetária, os mesmos atores do drama evolutivo. Cada milênio é ato breve, cada século um cenário veloz.




Da obra No mundo maior
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 22 de abril de 2011

22/04 - Frase do dia

Semeia a paciência, tolerando construtivamente os que se fazem instrumentos de tua dor no mundo, ajudando sem desânimo e amparando sem reclamar; e os irmãos que te buscam mobilizarão os impulsos de revolta que os fustigam, na luta de cada dia, transformando-a em serena compreensão.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Francico C. Xavier

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobre Mulheres e Igualdade

Apresentamos abaixo um texto extraído e adaptado do site http://espiritananet.blogspot.com

Todos os dias são dias das mulheres, gostaria de compartilhar com vocês hoje um trecho de O Livro dos Espíritos para nossa meditação acerca da igualdade de direitos do homem e da mulher, que, infelizmente, ainda não é uma realidade completa em nosso mundo. Vamos refletir sobre isso e fazer a parte que nos cabe, depende de nós a construção de uma sociedade mais justa e, consequentemente, mais feliz. Abraços a todos e boa semana!
* * *

- Perante Deus, são iguais todos os homens?
“Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos. Dizeis frequentemente: “O Sol brilha para todos” e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.”
Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento nem pela morte: todos são iguais diante Dele.

- São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos?
“Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?”

- Donde provém a inferioridade moral da mulher em certos países?
“Do predomínio injusto e cruel que sobre ela assumiu o homem. É resultado das instituições sociais e do abuso da força sobre a fraqueza. Entre homens moralmente pouco adiantados, a força faz o direito.”

- Com que fim mais fraca fisicamente do que o homem é a mulher?
“Para lhe determinar funções especiais. Ao homem, por ser o mais forte, os trabalhos rudes; à mulher, os trabalhos leves; a ambos o dever de se ajudarem mutuamente a suportar as provas de uma vida cheia de amargor.”

- A fraqueza física da mulher não a coloca naturalmente sob a dependência do homem?
“Deus a uns deu a força, para protegerem o fraco e não para o escravizarem.”
Deus apropriou a organização de cada ser às funções que lhe cumpre desempenhar. Tendo dado à mulher menor força física, deu-lhe ao mesmo tempo maior sensibilidade, em relação com a delicadeza das funções maternais e com a fraqueza dos seres confiados aos seus cuidados.

- As funções a que a mulher é destinada pela Natureza terão importância tão grande quanto as deferidas ao homem?
“Sim, maior até. É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida.”

- Sendo iguais perante a lei de Deus, devem os homens ser iguais também perante as leis humanas?
“O primeiro princípio de justiça é este: Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fizessem.”

- Assim sendo, uma legislação, para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher?
“Dos direitos, sim; das funções, não. Preciso é que cada um esteja no lugar que lhe compete. Ocupe-se do exterior o homem e do interior a mulher, cada um de acordo com a sua aptidão. A lei humana, para ser equitativa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher. Todo privilégio a um ou a outro concedido é contrário à justiça. A emancipação da mulher acompanha o progresso da civilização. Sua escravização marcha de par com a barbaria. Os sexos, além disso, só existem na organização física. Visto que os Espíritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferença há entre eles. Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos.”

Fonte: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec (Capítulo IX - Da Lei de Igualdade)

* * *
Se você é mulher e está vivendo uma situação de violência,
Disque 180
Central de Atendimento à Mulher
Você pode ligar de qualquer lugar do Brasil.
A ligação é gratuita.

* * *

Texto extraído e adaptado de: http://espiritananet.blogspot.com/2009/03/sobre-mulheres-e-igualdade.html

21/04 - Frase do dia

O sacrifício é a nossa abençoada oportunidade de iluminação.


Da obra Cartas do Coração
Pelo espírito Agar. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Saúde e Espiritualidade

Reflitamos nas afirmações que José Carlos De Lucca nos traz em seu livro "O Médico Jesus" (editora EBM): "Jesus prescreveu o remédio da "vigilância" para nossas dificuldades. Vigiar é observar com atenção. Fiquemos atentos para os reais motivos que nos fazem descer as escadas do desequilíbrio."

Nesse sentido, vigiar refere-se aos nossos próprios pensamentos, nossos sentimentos, nossa conduta. Vigiemos para não ceder aos impulsos animalizados de nossas almas imperfeitas, ainda tão apegadas à busca pelo prazer imediatista das ilusões materiais. Vigiemos para repelir os pensamentos intrusos aos nossos que podem nos levar por caminhos infelizes, consecutivamente regado por sofrimento. Vigiemos para não permitir a queda de nossas condições vibratórias passando a ficar assim suscetíveis de recebermos influências perniciosas, ou mesmo de exercer qualquer possibilidade prejudicial para nossos irmãos. Contudo, lembremos que o ensinamento de Jesus sobre o Perdão não se aplica somente aos outros, mas também a nós mesmos. Com isso queremos dizer que não nos cabe a punição no sentido da auto-flagelação. Se cometemos algum erro, tiremos da experiência o aprendizado que nos couber, façamos o possível para corrigir o que provocamos e para não realizar novamente o mesmo equívoco, e sigamos em frente, sem cobrança excessiva pelo o que cometemos no passado, afinal, ainda somos todos seres imperfeitos em busca de evolução. Estacionarmos nosso íntimo em uma idéia fixa é certamente um tormento, e nos prendermos ao monoideísmo da culpa e do remorso somente será prejudicial para nós mesmos. O arrependimento de nossos erros é importante sim, uma vez que é mola propulsora para nossos futuros passos na senda evolutiva. Mas não nos esqueçamos de que o equilíbrio é fundamental, relembrando a célebre frase de Chico Xavier, de que "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." E para alcançarmos o equilíbrio, sintonizando-nos com a Harmonia Divina, lembremos do "vigiai", pois assim estaremos junto a um dos ensinamentos do Mestre Jesus em nossa jornada terrena.

20/04 - Frase do dia

O presente é nossa oportunidade para agir, enquanto o amanhã é de Deus.


Da obra Loucura e Obsessão
Pelo espírito Manoel P. de Miranda. Divaldo P. Franco

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ajude-nos a Ajudar!

É importante ressaltar a importância do livro espírita para nossa reeducação, crescimento e amadurecimento espiritual. Você pode nos auxiliar na divulgação da Doutrina Espírita! Doe livros espíritas usados. Esses livros passarão a fazer parte do acervo de nossa biblioteca. Assim um maior número de pessoas poderá ter acesso a esse alimento espiritual.  Lembremos do conselho que nos é dado em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo VI: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.”  A nossa biblioteca aguarda sua visita! Funcionamos às segundas-feiras, entre 18:30hs e 19hs, e às quintas-feiras entre 14:30hs e 15hs.

19/04 - Frase do dia

O perdão é em qualquer tempo, é sempre um traço de luz conduzindo a nossa vida à comunhão com Jesus.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Meimei. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saúde e Espiritualidade

Seguindo a atual proposta retrô de nosso blog, a partir de hoje reapresentaremos textos, alguns revisados e ampliados, que tratam de um tema que tem chamado a atenção de cada vez maior número de pessoas. Estamos nos referindo à coluna Saúde e Espiritualidade. Boa leitura!

Saúde e Espiritualidade

Admitindo e nos esclarecendo sobre a Lei de Causa e Efeito, a Doutrina Espírita, com a assertiva de que cada um de nós colhe aquilo que planta, nos informa, através de Allan Kardec, em sua obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, que as aflições pelas quais passamos podem ter duas origens: nessa existência corpórea ou em momentos passados. De um modo geral, a reflexão sobre o assunto nos leva à consideração de que as aflições que nos acometem têm origem na alma, refletindo em nosso corpo psicossomático (organismo físico), sinais de nossas desaventuranças, registradas de modo inequívoco por nosso perispírito (corpo espiritual), ou ainda apresentando-se como oportunidade de aprendizado, de aquisições de virtudes, valores morais que transcendem a matéria.

Assim, diante de tais afirmações, pensemos: Por quanto tempo mais iremos somente tentar remediar os efeitos dessas aflições? Faz-se necessária a compreensão de que todo efeito tem uma causa. Reflitamos sobre qual é ou quais são as causas de nossas aflições. Ao reconhecermos os motivos poderemos transformar as sombras que existem dentro de nós mesmos em luz. Alguns nesse instante podem se perguntar: mas e quando não nos for possível tomarmos conhecimento dessas causas, como pode acontecer, por exemplo, se elas se encontrarem em outras reencarnações? Resignação nos parece aqui uma palavra importante. Aceitar sem se acomodar, ou seja, não se revoltar contra Deus pelas imposições aflitivas a que nós mesmos nos infligimos através de condutas equivocadas ao longo dos milênios de nossas existências; fazer nossa parte para superar as dificuldades com as quais nos encontramos, lembrando sempre de que Deus não desampara a nenhum de nós, que o Seu Amor e Providência se estendem a cada um de seus filhos, e que em sua Sabedoria, sabe melhor do que nós mesmos o que é bom para nós. Contudo, de todo modo nos é possível analisar quais são nossas próprias tendências e realizar a busca da transformação do homem velho para o homem novo a partir da tão importante Reforma Íntima.

Portanto, não dispensemos os remédios que combatem as indesejadas aflições, mas adotemos novas posturas mentais e elevemos os nossos sentimentos para Deus. Isso nos conduzirá ao trabalho em favor da caridade, que é oficina constante em que cada espírito encontra o seu caminho rumo à felicidade. Aliado a isso adicione a prece sincera, promovendo o concurso dos bons espíritos, e a prática do estudo esclarecedor à luz dos ensinamentos do nosso querido Mestre Jesus. 

18/04 - Frase do dia

Planta a bondade, cultivando com todos a incansável gentileza; e os associados de tua luta encontrarão contigo a necessária inspiração para o combate à maldade.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 17 de abril de 2011

O que diz O Livro dos Espíritos...

O Livro dos Espíritos trata de um tema que interessa a muitos, e que tem despertado diversas dúvidas: é a questão que envolve os animais e a espiritualidade. Os animais têm alma? Possuem inteligência ou somente instinto? Fazem uso de algum tipo de linguagem? Se comunicam entre si? Confira respostas para essas perguntas e muitas outras em O Livro dos Espíritos, questões 592 a 610. 

17/04 - Frase do dia

O homem traz em si mesmo instrumentos indispensáveis à manutenção da própria paz, no esforço de progredir.


Da obra Ideal Espírita
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

sábado, 16 de abril de 2011

O que diz O Livro dos Espíritos...

O que acontece com a alma após a morte do corpo físico? É dolorosa a separação do corpo e da alma? Essas são questões que às vezes nos deixam dúvidas e que preocupam a muitas pessoas.  Se esse assunto também interessa a você, leia as questões de número 149 a 165 de O Livro dos Espíritos e saiba mais detalhes a respeito da alma após a morte. Bom estudo!

16/04 - Frase do dia

Mãos vazias ou cabeça desocupada denunciam coração ocioso.


Da obra Ideal Espírita
Pelo espírito Eurípedes Barsanulfo. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O que diz O Livro dos Espíritos...

A questão das desigualdades sociais muitas vezes é tema ainda não compreendido, que para alguns é capaz de levar até mesmo à revolta. Você conhece qual a visão espírita a respeito disso?  Pois bem, leia em O Livro dos Espíritos considerações sobre este tema nas questões de número 806 à 816, que apesar de terem sido publicada a cerca de 150 anos, por Allan Kardec, tratam de um tema tão atual e importante para a compreensão de nossa sociedade.

15/04 - Frase do dia

Se trabalhas, sê contente na obrigação que te engrandece e renova, para que o estímulo reine em torno de teus passos; se repousas, que o teu pensamento vibre a felicidade da alma fiel ao bem, para que a tua atmosfera mental seja ninho de bênçãos.



Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito José de Castro. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O que diz O Livro dos Espíritos...

Existe entre os Espíritos alguma hierarquia? É possível para nos classificarmos de algum modo os espíritos? Quando falamos de espíritos inferiores estamos nos referindo a que tipo de inferioridade? A resposta para essa questão, bem como maiores informações sobre outros assuntos relacionados a este, tal como "A Escala Espírita", podem ser encontradas em "O Livro dos Espíritos", nas questões de número 96 a 113. Estude as obras básicas do Espiritismo e esclareça suas dúvidas. Estude Kardec!

14/04 - Frase do dia

Corrigirás o mal com o bem, afastarás a agressão com a paciência, extinguirás o ódio com o amor, desfarás a condenação com a benção.


Da obra Alma e Coração
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que diz O Livro dos Espíritos...

Inaugurando o período "retrô" de nosso blog, apresentamos abaixo uma série para nos lembrar da importância de estudar as bases da Doutrina Espírita, despertando nosso interesse por temas dos mais variados... estamos falando da coluna "O que diz O Livro dos Espíritos...", que será postada até domingo, dia 17/04.

Boa leitura!


O que diz o Livro dos Espíritos...

As primeiras questões de "O Livro dos Espíritos" nos fala sobre Deus. Essas questões, reunidas no capítulo I, nos traz informações através dos subtítulos"Deus e o Infinito", "Provas da Existência de Deus", "Atributos da Divindade", e "Panteísmo".  Se você ainda não conhece o Espiritismo, leia estas questões. Certamente ficará interessado em estudar mais a fundo a Doutrina dos Espíritos. Se você já conhece o Espiritismo, aproveite o ensejo para reler, relembrar e reafirmar esses ensinamentos.

13/04 - Frase do dia

Comecemos nosso esforço de soerguimento espiritual desde hoje e, amanhã, teremos avançado consideravelmente no grande caminho!


Da obra Nos domínios da mediunidade
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

terça-feira, 12 de abril de 2011

12/04 - Frase do dia

Aceita-te como és e aceita a vida em que deves estar, na condição em que te vês, a fim de que faças em ti o burilamento possível.



Da obra Companheiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 11 de abril de 2011

11/04 - Frase do dia

A atitude é oração. E, pela atitude, mostramos a qualidade dos nossos desejos.


Da obra Roteiro
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 10 de abril de 2011

10/04 - Frase do dia

Sede bons e caridosos: essa é a chave dos céus, chave que tendes em vossas mãos. Toda a eterna felicidade se contém nesse preceito: "Amai-vos uns aos outros."


Da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

sábado, 9 de abril de 2011

09/04 - Frase do dia

A esperança é uma fortuna, de natureza divina, que a fé recebe no Banco da Providência Divina.



Da obra Roseiral de Luz
Pelo esírito Meimei. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 8 de abril de 2011

08/04 - Frase do dia

A evolução é a transição do ser da condição de escravo à condição de senhor do próprio destino.


Da obra Ideal Espírita
Pelo espírito Lameira de Andrade. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07/04 - Frase do dia

Difunde a humildade, buscando a Vontade Divina com esquecimento de teus caprichos humanos; e os companheiros de ideal, fortalecidos por teu exemplo, olvidarão a si mesmos, calando as manifestações de vaidade e de orgulho.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 6 de abril de 2011

06/04 - Frase do dia

A maior revelação de teu amor aparece brilhando quando permites que o Cristo em ti e contigo possa amar e servir aos outros sem procurar saber quem são e como são.


Da obra Recados do Além
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 5 de abril de 2011

05/04 - Frase do dia

A criatura enfurecida é um dínamo em descontrole, cujo contacto pode gerar as mais estranhas perturbações.


Da obra Entre a Terra e o Céu
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 4 de abril de 2011

04/04 - Frase do dia

Usemos para com os outros o alimento da paz, porque, estendendo paz aos outros, asseguramos paz a nós mesmos. E, com a paz, conseguiremos possuir espaço e tempo terrestres, em dimensões maiores, para que aprendamos e possamos, realmente, servir.


Da obra O Espírito da Verdade
Pelo espírito Hilário Silva. Francisco C. Xavier e Waldo Vieira

domingo, 3 de abril de 2011

03/04 - Frase do dia

Propaga a fé , suportando os reveses de teu próprio caminho, com valor moral e fortaleza infatigável; e quem te observa, crescerá em otimismo e confiança.


Da obra Relicário da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 2 de abril de 2011

02/04 - Frase do dia

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.


Da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

01/04 - Frase do dia

Aprende a semear a luz no solo dos corações, conduzindo o arado milagroso do amor, para que as sombras da ignorância abandonem a Terra para sempre.


Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier