Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31/08 - Frase do dia

Agir ajudando, criar alegria, concórdia e esperanças, abrir novos horizontes ao conhecimento superior e melhorar a vida, onde estivermos, é o apostolado de quantos se devotaram à Boa Nova.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Momentos de Saúde

A mensagem que antecede o capítulo de estudo nos fala da verdadeira necessidade para o nosso bem estar e para a nossa felicidade. Enquanto tantos pelo mundo estão iludidos sobre o que precisam, criando necessidades irreais para a vida e, consequentemente, aprisionando-se em frustrações e insatisfações constantes, Joana nos fala que o poder divino nos enriquece sempre do que nos é necessário para sermos felizes e plenos. Ela diz que o que nos falta não nos é necessário para a felicidade, e, em última instancia, é porque também não era nosso. A verdadeira posse, a real, nunca nos será tomada, segundo Joana, e é esta que deveremos buscar e agradecer, pois é a que nos remete à saúde e à paz.




Capítulo 7: Posses



Parte 1



“O verdadeiro possuidor é sempre o melhor doador. O que se tem, deve-se. Quando se oferece, possui-se. Na contabilidade da vida, a verdadeira posse apresenta-se como o bem que se esparze e proporciona alegria, ao invés de significar o recurso que se armazena, permanecendo inútil”. (pag. 45)



É assim que Joana inicia o sétimo capítulo do livro em estudo. Essas poucas palavras resumem toda a mensagem do capítulo e guarda um grande e profundo ensinamento.

A verdadeira doação é feita de coração, pois é quando somos realmente possuidores que podemos e conseguimos oferecer, e isso ocorre sem nem percebermos, pois é um processo natural, em consonância com as leis da natureza e do universo. Segundo Joana, a verdadeira doação enriquece tanto aquele que doa como aquele que recebe.

Somente somos capazes de dar quando somos capazes de oferecer. Dar e receber são faces da mesma moeda. Nesse sentido, quanto mais doarmos mais receberemos, e assim, o que é essencial à nossa vida não nos faltará. Pelo contrário; passaremos a emanar, a frutificar, espalhar e compartilhar o que nos foi doado, o que, agora, já faz parte de nós.

 
Larissa - Mocidade

30/08 - Frase do dia

O cumprimento do dever, criado por nós mesmos, é lei do mundo interior a que não poderemos fugir.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Oportunidades Diárias!

Dizer que temos problemas é algo mais que comum. Dificuldades todos nós temos mesmo. Afinal de contas, ainda somos seres imperfeitos. Assim nos ensina a Doutrina Espírita, que revelou que somos todos espíritos, filhos de Deus, criados simples e ignorantes, para conquistar através de nosso próprio esforço, a evolução moral e intelectual, até chegarmos à perfeição.  E para percorrer todo este caminho, o Espiritismo reafirma a Lei de Reencarnação, assim como vários mensageiros fizeram ao longo da história da humanidade – contudo, através da Doutrina dos Espíritos nos tornamos cientes de que a evolução de cada ser não retrograda; no máximo fica estacionada, e mesmo assim, somente de modo temporário.  É através destas oportunidades reencarnatórias, nas quais tomamos como vestes o corpo carnal que nos permite interagir com este meio material em que estamos inseridos, que estagiamos em busca de aprendizado, exercitando nosso livre-arbítrio. E como poderíamos exercitar o livre-arbítrio, aprendendo a distinguir o caminho do bem de todos os erros? É justamente aqui que entram as dificuldades! São oportunidades de aprendizado que se colocam diante de nós. Ser uma boa pessoa com quem gosta de nós, com quem temos afinidade, enquanto tudo está mil maravilhas, não é tão complicado – e mesmo nessas condições muitas vezes ainda vacilamos. Mas a evolução espiritual passa pela necessidade de sermos boas pessoas também diante dos obstáculos, procurando vencê-los em harmonia com as virtudes do homem de bem. Aí estão as provações e as expiações. Por isso mesmo, problemas há de ocorrer para todos nós, enquanto ainda nos mantenhamos na condição de seres imperfeitos. Contudo, sofrer com tais problemas depende de nós mesmos! Enxerguemos nos obstáculos da vida verdadeiras oportunidades de aprendizado. Ao mudar o ângulo de nosso olhar sobre as dificuldades, mais fácil será superá-las. Pratiquemos!

Contribuição de Rafael Kohatsu



29/08 - Frase do dia

De alma agradecida e serena, abençoar a Natureza que o acalenta, protegendo, quanto possível, todos os seres e todas as coisas na região em que respire. A Natureza consubstancia o santuário em que a sabedoria de Deus se torna visível.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

domingo, 28 de agosto de 2011

28/08 - Frase do dia

Se aceitaste o Evangelho por norma de elevação da tua vida, procura, acima de tudo, ocupar as tuas mãos em atividades edificantes, a fim de que possas ser realmente útil aos que necessitam.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 27 de agosto de 2011

27/08 - Frase do dia

A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraia no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

26/08 - Frase do dia

O capital mais precioso da vida é o da boa-vontade. Ponhamo-lo em movimento e a nossa existência estará enriquecida de bênçãos e alegrias, hoje e sempre, onde estivermos.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

25/08 - Frase do dia

Melhorar, sem desânimo, os contactos diretos e indiretos com os pais, irmãos, tios, primos e demais parentes, nas lides do mundo, para que a Lei não venha a cobrar-lhe novas e mais enérgicas experiências em encarnações próximas.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

24/08 - Frase do dia

A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PROJETO CURA-TE - O ADOLESCENTE E O PROBLEMA DAS DROGAS

Entre os impedimentos para a auto-identificação, no período da adolescência, destaca-se a rejeição.

Caracterizado pelo abandono a que se sente relegado o jovem no lar, esse estigma o acompanha na escola, no grupo social, em toda parte, tornando-o tão amargurado quão infeliz.

Sentindo-se impossibilitado de auto-realizar-se, o adolescente, que vem de uma infância de desprezo, foge para dentro de si, rebelando-se contra a vida, que é a projeção inconsciente da família desestruturada, contra todos, o que éuma verdadeira desdita. Daí ao desequilíbrio, na desarmonia psicológica em que se encontra, é um passo.

Os exemplos domésticos, decorrentes de pais que se habituaram a usar medicamentos sob qualquer pretexto, especialmente Valium e Librium, como buscas de equilíbrio, de repouso, oferecem aos filhos estímulos negativos de resistência para enfrentar desafios e dificuldades de toda natureza. Demonstrando incapacidade para suportar esses problemas sem a ajuda de mecanismos químicos ingeridos, abrem espaço na mente da prole, para que, ante dificuldades, fuja para os recantos da cultura das drogas que permanece em voga..

Por outro lado, a exuberante propaganda, a respeito dos indivíduos que vivem buscando remédios para quaisquer peque¬nos achaques, sem o menor esforço para vencê-los através dos recursos mentais e atividades diferenciadas, produz estímulos nas mentes jovens para que façam o mesmo, e se utilizem de outro tipo de drogas, aquelas que se transformaram em epidemia que avassala a sociedade e a ameaça de violência e loucura.

O alcoolismo desenfreado, sob disfarce de bebidas sociais, levando os indivíduos a estados degenerativos, a perturbações de vária ordem, torna-se fator predisponente para as famílias seguirem o mesmo exemplo, particularmente os filhos, sem estrutura de comportamento saudável.

O tabagismo destruidor, inveterado, responde pelas enfermidades graves do aparelho respiratório, criando dependência irrefreável, transformando-se em estímulo nas mentes juvenis para a usança de tais bengalas psicológicas, que são porta de acesso a outras substâncias químicas mais perturbadoras.

A utilização da maconha, sob a justificativa de não ser aditiva, apresentada como de conseqüências suaves e sem perigo de maiores prejuízos, com muita propriedade também denominada erva do diabo, cria, no organismo, estados de dependência, que facultarão a utilização de outras substâncias mais pesadas, que dão acesso à loucura, ao crime, em desesperadas deserções da realidade, na busca de alívio para a pressão angustiante e devoradora da paz.

Todas essas drogas tornam-se convites-soluções para os jovens desequipados de discernimento, que se lhes entregam inermes, tombando, quase irremissivelmente, nos seus vapores venenosos e destruidores, que só a muito custo conseguem superar, após exaustivos tratamentos e esforço hercúleo.

Os conflitos, de qualquer natureza, constituem os motivos de apresentação falsa para que o indivíduo se atire ao uso e abuso de substâncias perturbadoras, hoje ampliadas com os barbitúricos, a heroína, a cocaína, o crack e outros opiáceos.

E não faltam conflitos na criatura humana, principal¬mente no jovem que, além dos fatores de perturbação referidos, sofre a pressão dos companheiros e dos traficantes — que se encontram nos seus grupos sociais com o fim de os aliciar; a rebelião contra os pais, como forma de vingança e de liberdade; a fuga das pressões da vida, que lhe parece insuportável; o distúrbio emocional, entre os quais se destacam os de natureza sexual...

A educação no lar e na escola Constitui o valioso recurso psicoterapêutico preventivo em relação a todos os tipos de drogas e substâncias aditivas, desvios comportamentais e sociais, bengalas psicológicas e outros derivativos.

A estruturação psicológica do ser é-lhe o recurso de segurança para o enfrentamento de todos os problemas que constituem a existência terrena, realizando-se em plenitude, na busca dos objetivos essenciais da vida e aqueloutros que são conseqüências dos primeiros

Quando se está desperto para as finalidades existenciais que conduzem à auto-realização, à auto-identificação, todos os problemas são enfrentados com naturalidade e paz, porqüanto ninguém amadurece psicologicamente sem as lutas que fortalecem os valores aceitos e propõem novas metas a conquistar.

Os mecanismos de fuga pelas drogas, normalmente produzem esquecimento, fugas temporárias ou sentimento de maior apreciação da simples beleza do mundo, o que é de duração efêmera, deixando pesadas marcas na emoção e na conduta, no psiquismo e no soma, fazendo desmoronar todas as construções da fantasia e do desequilíbrio.

É indispensável oferecer ao jovem valores que resistam aos desafios do cotidiano, preparando-o para os saudáveis relacionamentos sociais, evitando que permaneça em isolamento que o empurrará para as fugas, quase sem volta, do uso das drogas de todo tipo, pois que essas fugas são viagens para lugar nenhum.

Sempre se desperta desse pesadelo com mais cansaço, mais tédio, mais amargura e saudade do que se haja experimentado, buscando-se retornar a qualquer preço, destruindo a vida sob os aspectos mais variados.

Por fim, deve-se considerar que a facilidade com que o jovem adquire a droga que lhe aprouver, tal a abundância que se lhe encontra ao alcance, constitui-lhe provocação e estímulo, com o objetivo de fazer a própria avaliação de resultados pela experiência pessoal. Como se, para conhecer-se a gravidade, o perigo de qualquer enfermidade, fosse necessário sofrê-la, buscando-lhe a contaminação e deixando-se infectar.

A curiosidade que elege determinados comportamentos desequilibradores já é sintoma de surgimento da distonia psicológica, que deve ser corrigida no começo, a fim de que se seja poupado de maiores conflitos ou de viagens assinaladas por perturbações de vária ordem.

Em todo esse conflito e fuga pelas drogas, o amor desempenha papel fundamental, seja no lar, na escola, no grupo social, no trabalho, em toda parte, para evitar ou corrigir o seu uso e o comprometimento negativo.

O amor possui o miraculoso condão de dar segurança e resistência a todos os indivíduos, particularmente os jovens, que mais necessitam de atenção, de orientação e de assistência emocional com naturalidade e ternura.

Diante, portanto, do desafio das drogas, a terapia do amor, ao lado das demais especializadas, constitui recurso de urgência, que não deve ser postergado a pretexto algum, sob pena de agravar-se o problema, tornando-se irreversível e de efeitos destruidores.

JOANNA DE ÂNGELIS

23/08 - Frase do dia

Sirvamos ao bem, simplificando o caminho, de vez que a vitória real é a vitória de todos, convictos de que não precisamos gastar as possibilidades da existência em expectativa e tensão, porquanto, se estivermos em Cristo, tudo quanto de que necessitamos será feito em nosso favor, no momento oportuno.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

22/08 - Frase do dia

Somente adestrando paciência e compreensão, tolerância e bondade, na praia estreita do lar, é que nos habilitaremos a servir com vitória, no mar alto das grandes experiências.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 21 de agosto de 2011

21/08 - Frase do dia

Situar em posições distintas as próprias tarefas diante da família e da profissão, da Doutrina que abraça e da coletividade a que deve servir, atendendo a todas as obrigações com o necessário equilíbrio. O dever, lealmente cumprido, mantém a saúde da consciência.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

sábado, 20 de agosto de 2011

20/08 - Frase do dia

A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraia no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19/08 - Frase do dia

Os parentes são obras de amor que o Pai Compassivo nos deu a realizar. Ajudemo-los, através da cooperação e do carinho, atendendo aos desígnios da verdadeira fraternidade.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aprender e Seguir: Revoltar-se não é o caminho!

 Chegado é o momento de assumirmos a responsabilidade por nossos atos. Não permaneçamos mais na penumbra do véu da ignorância. Não nos cabe mais apresentar o desconhecimento como justificativa para nossas revoltas e incompreensões diante dos reveses desta nossa existência corporal. Reconheçamos que somos todos portadores de registros de atos praticados no pretérito, atos estes muitas vezes felizes e muitas outras vezes infelizes, apesar de tais registros se encontrarem, de modo geral, inacessíveis às nossas atuais personalidades. Recordemos de ser gratos a Deus pela bênção que é o véu que nos oculta temporariamente a lembrança dos equívocos que, infelizmente, levamos a efeito em outras encarnações, pois de outro modo, nas mais variadas circunstâncias, não poderíamos agir, em virtude de nossas imperfeições, sem ser movidos por interesses ocultos em nosso íntimo. Percebamos todos, que o advento da Doutrina Espírita proporcionou a nós ampla possibilidade de esclarecimento e reforma moral. Aproveitemos a oportunidade que nos é concedida, para melhor compreendermos as Leis Divinas e o que nos cabe desempenhar no Universo. A Luz que a Doutrina dos Espíritos lançou sobre a Terra se encontra a nosso alcance. Instruamo-nos enquanto buscamos amar, pois assim nossa caminhada estará amparada pela razão, e esta subsidiada pelo avanço, que aos poucos conquistamos, da compreensão das Leis que regem nossas existências. Assim, caminhemos com Jesus em nossos pensamentos e atitudes, fazendo florescer os sentimentos de resignação em nossos corações, afastando quaisquer indícios de revolta. Colhemos aquilo que plantamos. As dificuldades são oportunidades de aprendizado. Deus é Pai bondoso e justo e a ninguém dá um fardo mais pesado do que aquele que realmente pode carregar. As aflições podem ter duas origens distintas: nessa e ou em outra vida. Resignemo-nos! Vivamos as dificuldades que nós mesmos nos impomos extraindo de tais circunstâncias os elementos necessários para impulsionar nossa caminhada evolutiva em direção à perfeição, destino certo de todos nós, filhos de Deus, que é nosso Pai caridoso e que nos ampara em nossas buscas, tantas vezes atribuladas em meio às tentações da matéria e impactadas por nosso apego aos vícios morais. Saibamos ser humildes, reconhecer que Deus sabe mais que nós mesmos aquilo que é melhor para nós, mas que precisamos fazer nossa parte para avançar. Portanto, sigamos adiante amparados pela espiritualidade maior, manifestando o que de melhor há em nós e estabelecendo sintonia com nossos irmãos de boa vontade, trabalhadores de Cristo, para que nossos passos sejam retos e sempre em direção ao Pai. 



Esse texto é uma contribuição de Rafael Kohatsu

18/08 - Frase do dia

Faze o bem ainda que o bem não seja bem que te agrade. Resume-se a fé cristã na palavra – caridade.
 
 
 
Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Espitirinhas


17/08 - Frase do dia

Procura formar amigos com teus valores cristãos. O destino faz parentes, a bondade faz irmãos.

 
 
 
Da obra Gotas de Luz
Pelo espírito Casimiro Cunha. Francisco C. Xavier

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2


Joana segue o capítulo 6, “O amor acima de tudo”, nos falando que a recomendação do Mestre de amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos sintetiza as necessidades humanas para a evolução, uma vez que lhe permite solucionar as dores e os conflitos da atual existência. Ela segue nos aconselhando a avaliarmos a nossa própria conduta de forma serena e tranqüila. Se não nos encontrarmos cumpridores da recomendação do Mestre ou se tivermos de alguma forma em falta com relação a Deus, ao próximo ou a nós mesmos, devemos modificar a conduta e buscar a plenificação.

Ela ressalta a dificuldade do homem em amar a si mesmo. Este, reconhece a necessidade de amar o próximo e a Deus, contudo apresenta restrições ou paixões em relação a si mesmo, amando-se em apenas alguns momentos, quando reconhece alguns aspectos de sua personalidade e algumas qualidades. Entretanto, na maior parte do tempo, oscila entre detestar-se, reconhecendo apenas aspectos negativos de si mesmo, e justificar-ser, vitimizando-se.

É necessário, segundo ela, que nos amemos com retidão. Isso só se torna possível quando nos conhecemos, ou seja, quando nos reconhecemos como seres ainda inferiores, e por isso com condutas ainda equivocadas e duvidosas, e ao mesmo tempo como filhos de Deus, e por isso seres com um potencial divino intrínseco, que nos dá as virtudes e a força necessária para alcançá-las e evoluir.

Por fim, ela encerra o capítulo dizendo:

Dedica-te à meditação salutar em torno das tuas deficiências, para corrigi-las, e dos teus valores, para ampliá-los. Usa de severidade sem crueza e de amor sem pieguismo para te colocares em rota de equilíbrio, de crescimento. Amar-se é maneira de aprimorar-se em espírito, em emoção e em corpo. Sem nenhum desprezo por qualquer componente do conjunto harmônico que és, ama-te, lutando com tenacidade para te superares cada dia mais, estabelecendo novas diretrizes e alvos promissores que lograrás, sendo generoso, ativo e perseverante no bem, em relação a ti mesmo. (p.43)

 
Larissa - mocidade

16/08 - Frase do dia

Paciência, sobretudo, é a capacidade de verificar a dificuldade ou o desacerto nas engrenagens do cotidiano, buscando a solução do problema ou a transposição do obstáculo, sem toques de alarde e sem farpas de irritação.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um pouco sobre o Caminho da Paz...

Fundado em 15 de agosto de 1989, o Centro Espírita Caminho da Paz vêm trazendo em sua história de muito auxílio. Fundado pelo sr. José Pires, que deu início a esta linda obra de trabalho, dedicação  e caridade,começando em seu próprio lar , que desde sempre vem auxiliando a todos que venham a nossa casa.

Durante toda semana a casa conta com muitos trabalhos voltados a população carente e ao estudo da Doutrina Espírita, o Consolador prometido por Jesus. (Confira nosso "Quadro de Atividades"). Nossos trabalhos, além de cuidar da parte espiritual, conta com a distribuição de cestas básicas, auxílio à saúde e a gestantes. Na parte da tarde e da noite temos palestras públicas horário em que também funciona nossa biblioteca.

Nossos valores e objetivos são servir a comunidade buscando o desenvolvimento espiritual com valores morais e de aperfeiçoamento ensinados pelo nosso mestre Jesus e codificados por Allan Kardec.

  Agradecemos aos amigos e frequentadores a generosidade de todos e por toda a ajuda recebida pelo todos esses anos. E, se possível, gostaríamos de continuar a contar com a colaboração e presença, pois graças a pessoas como vocês que tornamos o nosso trabalho possível. 


Deus abençoe a todo nós!

15/08 - Frase do dia

Cada semelhante nosso é degrau de acesso à Vida Superior, se soubermos recebê-lo por verdadeiro irmão.



Da obra Conduta Espírita
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais!




Ser pai é mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade.
Ser pai é acima de tudo ser o amigo de todas as horas... é estar sempre próximo, acessível, buscando sempre estar presente na vida do filho.
Ser pai é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência.
Ser pai é aceitar as responsabilidades que ultrapassem o limite de suas forças, mas mesmo arquejado pelo peso que o sufoca se ergue empedernido e supera, sempre lutando e alcança a vitória.
Ser pai é além de educar estar constantemente ao lado de seus filhos, abdicando muitas vezes de responsabilidades para desfrutar um jogo de bola, brincar de carrinhos, empinar pipas, andar de mãos dadas...
Ser pai é vencer o cansaço de um dia de trabalho e com o coração em festa sentar com o filho para ver um desenho animado, uma prosinha maneira, ouví-lo falar de seus aprendizados de vida, tal como eu ouvi meu filho dizendo a muitos anos atrás, como: "Pai, a "tia" nos ensinou hoje que primeiro deve estar sempre a obrigação depois a diversão".
Ser pai é vivenciar os gatinhar de seu filho, recordar-se de suas primeiras palavras e muitas vezes gargalhar quanto a palavra dita lhe causa um sobressalto, como : "Pai vamos na putaria", quanto o seu desejo era dizer : " Pai vamos na portaria "... sorrisos.
Ah... O tempo passa os primeiros passinhos transformam-se em largas passadas e o garoto que um dia era um pirralho hoje lhe ultrapassa a altura.
Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que você criou.
(Ailton Carlos)

14/08 - Frase do dia

O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.



De O livro dos Espíritos

sábado, 13 de agosto de 2011

Mocidade Espírita Caminho da Paz



Ei! Você que é jovem e busca viver melhor com você mesmo e com o mundo ao seu redor, venha participar dos encontro da Juventude Espírita Maria de Nazaré. Esse encontros acontecem todos os sábados, de 17:00 às 18:30.
Os temas que serão discutidos hoje são:

·        Parábola do Bom Samaritano Aplicada a Casa Espírita.
  • Anjos Guardiães, espíritos protetores, familiares ou simpáticos.
Estamos esperando por você!

Olá, Amigos de ideal espírita!
 
O Centro  Espírita Caminho da Paz , estará promovendo a vinda do Dr. Andrei Moreira, Presidente da Associação Médico Espírita de Minas Gerais;Espírito Santo à São João del-Rei. 
  
A programação será a seguinte:
 
- Dia 14/08 às 19: hs - Palestra e Lançamento do livro "Cura e Auto-Cura"
 
 
Abraço fraternos.
 
Departamento Divulgação - Centro Espírita Caminho da Paz

13/08 - Frase do dia

Tenha paciência. Se você não chega a dominar-se, debalde buscará o entendimento de quem não o compreende ainda. Se a questão é excessivamente complexa, espere mais um dia ou mais uma semana, a fim de solucioná-la. O tempo não passa em vão.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Tirinha - Nossas provas


12/08 - Frase do dia

Sirvamos ao bem, simplificando o caminho, de vez que a vitória real é a vitória de todos, convictos de que não precisamos gastar as possibilidades da existência em expectativa e tensão, porquanto, se estivermos em Cristo, tudo quanto de que necessitamos será feito em nosso favor, no momento oportuno.



Da obra Palavras de Vida Eterno
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Palestra e Lançamento do Livro "Cura e Auto-cura - Uma Visão Médico-Espírita.


“Cura e autocura – visão médico-espírita, fala da grandeza do homem enquanto filho de Deus, em sua busca de encontro consigo mesmo e com o Pai, em si em torno de si. Apresenta-nos a leitura do processo de saúde e adoecimento à luz da reencarnação, da lei de causa e efeito e da lei de progresso. Nessa visão, saúde e doença atestam estágios de aprendizado no processo evolutivo, que refletem o grau de consciência do espírito eterno e seu nível de integração ao amor, síntese das leis divinas. Os capítulos podem ser lidos separadamente ou integrados no aprofundamento da idéia central trabalhada: a saúde como real conexão criatura-criador. São estudados a relação entre perispírito e saúde, a ação do pensamento na saúde e na doença, as curas de Jesus, bem como o perdão, a fé e a caridade como instrumentos de cura do corpo e da alma. Aos que padecem o desafio das doenças de qualquer natureza e aos que buscam a conquista da saúde, ansiando a responsabilização pessoal perante a vida, bem como àqueles que trabalham curando a si mesmos por meio do auxílio à cura dos outros, em um caminho terapêutico de autoencontro e desenvolvimento pessoal, é que esta obra singela destina-se."


Estaremos promovendo a vinda do Dr. Andrei Moreira, Presidente da Associação Médico Espírita de Minas Gerais/Espírito Santo à São João del-Rei.

Veja a Programação: 

Palestra e Lançamento do livro "Cura e Auto-Cura. Uma Abordagem Médico-Espírita"

Quando? Dia 14 de agosto de 2011 –    Domingo
Qual horário? 19hs
Onde? Centro Espírita Caminho da Paz
Rua: Paulo Freitas, nº 312 – Fábricas
São João del-Rei - MG                                                        

Contamos com a presença de todos!

Mocidade Espírita



A Mocidade Espírita Maria de Nazaré convida a todos os adolescentes e jovens a participar de suas atividades. Nos reunimos aos sábados às 17 horas na sede do Centro Espírita Caminho da Paz.

Os estudos se baseiam nas obras básicas e algumas outras obras subsidiárias, abordando sempre temas que se ligam diretamente à essa época da vida. Além disso, temos atividades com música, confraternizações, campanha do quilo, entre outras.


O que é a Mocidade Espírita?
A Mocidade Espírita é um Curso de Espiritismo oferecidos pelos Centros Espíritas para seus jovens e também um departamento do Centro Espírita dedicado à Juventude.

Quais são os objetivos?
Dar ao jovem uma formação moral e intelectual que seja a base sólida sobre a qual ele construirá sua vida e onde encontrará forças para enfrentar a si mesmo e ao mundo diante da realidade em que vive e caminhar para frente por seus próprios recursos.
Além de preparar o jovem para assumir uma posição participativa dentro da Doutrina Espírita e do grupo que se filia, para que, através do seu dinamismo e coragem, possamos realmente exteriorizar o Espiritismo de maneira atuante.


Venha jovem espírita 
Todo sábado às 17 horas
Responsáveis: Aliene - Augusto - Mariana

11/08 - Frase do dia

A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.



De O Evangelho Segundo o Espiritismo

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mitos e verdades sobre as drogas

Com a finalidade de esclarecer alguns pontos com relação às drogas, trazemos algumas perguntas e respostas com mitos e verdades sobre o assunto. O tema é trabalhado no Projeto Cura-te que se reúne de quinze em quinze dias às 19:00 horas.


Mito. Apesar de ser absorvido quase totalmente pelo organismo, apenas o uso recorrente do crack causa dependência. Diferentemente de outras drogas, entretanto, o crack causa sensações intensas e desagradáveis quando seus efeitos passam, o que leva o usuário a repetir o uso. Esta repetição, junto com o efeito potente da droga, leva o usuário a ficar dependente de forma mais rápida.

Mito. O crack foi considerado inicialmente uma droga “de rua”. Por ser barata e inibir a fome, muitos moradores de rua e pessoas em situação de miséria recorrem à droga como medida paliativa. O contexto social do usuário também é um fator agravante - é mais comum uma pessoa se tornar usuária de crack quando o meio social facilita o acesso. Apesar disso, hoje o crack atinge todas as camadas sociais. 

Verdade. Isso ocorre porque os usuários da droga costumam adotar comportamentos de risco, como praticar sexo sem proteção. Influenciados pela necessidade de consumir o crack, muitos usuários crônicos também recorrem à prostituição para conseguir a droga. 

Mito. A pessoa que denunciar o traficante tem sua identidade preservada pelas autoridades policiais, portanto, seu filho usuário não será exposto. Porém, apesar da lei de drogas prever que o uso de drogas não seja punido com restrição de liberdade, o porte de drogas continua sendo crime no Brasil. 

Mito. A legislação brasileira não obriga profissionais da área médica a notificar a polícia sobre os atendimentos realizados a usuários de drogas em situação de intoxicação aguda. As autoridades policiais são chamadas apenas em casos extremos, em que o comportamento do paciente põe em risco sua própria integridade física ou a saúde de terceiros. 




10/08 - Frase do dia

Todos nós, não prescindimos de medianeiros iluminados aptos a colocar-nos em comunicação com as fontes do Suprimento Superior. Necessitamos do auxílio de mais alto, requeremos o concurso dos benfeitores que demoram acima de nossas paragens.



Da obra No mundo maior...
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Momentos de Saúde

A mensagem que dá início ao capítulo 6: O Amor acima de tudo, do livro em estudo, traz o esclarecimento sobre o poder do amor divino que, ao inundar o ser, enche-lhe de paz e o leva ao outro, ao próximo que também passa a ser amado, e, por fim, a si mesmo. Dessa forma, o amor divino permite ao homem amar a si mesmo e a todos à sua volta, e se constitui como força impulsionadora da renovação e transformação pessoal, além de ser a meta essencial de toda vida.




Capítulo 6: O Amor acima de tudo



Parte 1

Joana inicia este capítulo trazendo a recomendação de Jesus sobre o amor, afirmando que este, além de ser o maior mandamento, “deve ser a pedra angular de todas as construções” (p.41). A máxima “Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” resume a Lei de Amor que rege a vida e o universo, e, portanto, se torna a diretriz das realizações humanas.

Amar a Deus implica na conscientização de ser parte integrante do Todo, ou seja, parte integrante d’Ele e do conjunto cósmico, assim como na preservação e respeito à vida em todas as suas manifestações. O respeito ainda com a natureza e a busca por contribuir no seu desenvolvimento e harmonia são demonstrações de amor e de reconhecimento do Pai como criador de toda a vida e todo o universo, valorizando-se a sua obra como homenagem a Ele.

Amar ao próximo significa também reconhecer o outro como irmão e como ser divino, por serem filhos do mesmo Pai. Sem ele, o homem se perde no caminho; isolado e sozinho enfraquece-se, ficando cada vez mais vulnerável e distante de si mesmo, de sua essência, do divino que o habita e norteia seu rumo.

Amar a si mesmo, segundo Joana, eleva o ser à plenitude, ajudando-o a se perceber e a desenvolver seu verdadeiro potencial, através da conscientização de suas virtudes adormecidas. Para tal, contudo, o ser deve se destituir da paixão ególatra, que tanto o cega e o aliena em falsas imagens e fantasias. Só assim, o amor em sua pureza e real expressão pode tocar-nos o mais íntimo de nosso ser e se manifestar através dos nossos corações.

 
Larissa - Mocidade

09/08 - Frase do dia

Nunca te queixes dos outros, mesmo porque, em nos queixando de alguém, é preciso consultar o próprio íntimo para saber se em algum lugar desse alguém não estaríamos fazendo isso ou aquilo de maneira pior



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Evangelização Infantil






Informamos a todos que após um breve recesso de férias o Centro de Educação Espírita Maria de Nazaré retorna nesse dia 08 de agosto de 2011, segunda-feira as atividade de Evangelização Infantil.

A Finalidade da Evangelização é:

*Auxiliar a criança a conhecer a si mesma e às Leis Divinas que regem os mundos e os seres.
*Desenvolver o sentimento de amor, influenciando de forma positiva o relacionamento entre s familiares, com o próximo em geral e com as criaturas da natureza.
       A criança evangelizada será, no futuro, o espírito esclarecido, justo, caridoso, capaz de e auxiliar a todos os seres ação, vibrando em sintonia com as Leis Universais e colaborando conscientemente com Deus na grande obra da Criação Infinita.

Nós que nos preocupamos tanto pelo futuro de nossas crianças, procurando oferecer a elas bons alimentos, boas roupas, bons professores, poderíamos deixar de lhes oferecer as dádivas mais preciosas da vida: as riquezas do Evangelho e do conhecimento espiritual?


Traga seu filho de 3 a 12 anos para a 

Evangelização!


Todas as segundas de 19:30 as 20:10.

Responsáveis: Marli, Mariana, Vilma


08/08 - Frase do dia

A humildade é a chave de nossa libertação.



Da obra Luz no Lar
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 7 de agosto de 2011

07/08 - Frase do dia

Amor e sabedoria são substância vivas que nos mantêm a vitalidade.



Da obra no mundo maior...
Pelo espírito André Luis. Francisco C. Xavier

sábado, 6 de agosto de 2011

06/08 - Frase do dia

 Falar é um dom de Deus. Se abrirmos a boca para dizer algo, saibamos dizer o melhor.



Da obra A vida escreve
Pelo espírito Hilário Silva. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

05/08 - Frase do dia

Quem sabe o que deve fazer, e não faz, deserta dos deveres que lhe competem, caindo em omissão lamentável, e, se atrapalhar quem procura fazer, certamente responderá com dobradas obrigações pelo que não fizer.



Da obra Palavras de Vida Eterna
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Convite!!

Olá, Amigos de ideal espírita!


O centro Espírita Caminho da Paz , estará promovendo a vinda do Dr. Andrei Moreira, Presidente da Associação Médico Espírita de Minas Gerais, ao Espírito Santo.

A programação será a seguinte:

- Dia 14/08 às 19: hs - Palestra e Lançamento do livro "Cura e Auto-Cura"

Gostaríamos de pedir que, por favor, nos auxiliem na divulgação do evento, tanto no Grupo Espírita de vocês, como repassando aos seus contatos.

Abraço fraternos

Amanda
(Departamento Divulgação - Centro Espírita Caminho da Paz)

04/08 - Frase do dia

Auxilie quanto puder. Faça o bem, sem olhar a quem. Você é o desejo de seguir para Deus. Mas, entre Deus e você, o próximo é a ponte. O Criador atende às criaturas, através das criaturas. É por isso que a oração é você, mas o seu merecimento está nos outros.


 
Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

03/08 - Frase do dia

Em hora alguma proclame seus méritos individuais, porque qualquer qualidade excelente é muito problemática no quadro de nossas aquisições. Lembre-se de que a virtude não é uma voz que fala, e, sim, um poder que irradia.



Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Momentos de Saúde

Parte 2


Continuando o capítulo 5: Saúde e bem-estar, Joana segue nos ensinando que reviver os acontecimentos infelizes, bem como relembrá-los constantemente ou comentá-los insistentemente só nos causam mal-estar e desestruturam-nos. Eles, contudo, só nos abandonarão quando nós os deixarmos. Ou seja, todos os insucessos, desamores e enfermidades que nos acontecem têm uma razão para tal, mesmo que não a conheçamos ou não temos consciência dela. Elas além de serem conseqüências de nossas atitudes passadas são também provas que nos impulsionam ao progresso e nos servem para evoluirmos e aprendermos. Portanto, ao invés de rotularmos a nós mesmos como infelizes e estacionarmos nesta condição, que nós mesmos atribuímos, devemos, por outro lado, procurar o esforço de cada dia para a superação e compreensão desses acontecimentos.

A renovação, a movimentação, a realização são inerentes ao processo evolutivo e à vida humana e espiritual. A estagnação é contra as leis divinas. Joana afirma:

“Esforça-te por desconsiderar as ocorrências desagradáveis, perturbadoras. Planeja o teu presente, estabelece metas para o futuro e põe-te a trabalhar sem desfalecimento, sem autocomiseração, sem amargura” (p.37).

Assim, só depende de nós a mudança e a concretização do que almejamos. Ela nos fala que devemos e podemos alterar para melhor o ambiente ao nosso redor, e que não basta pedirmos ajuda a Deus sem fazermos a nossa parte. “Saúde ou doença, bem ou mal-estar dependem de ti” (p.37).

Larissa - Mocidade

02/08 - Frase do dia

Uma boa palavra auxilia sempre. Às vezes, supomo-nos sozinhos e proferimos inconveniências. Desajudamos quando podíamos ajudar. É preciso aproveitar oportunidades.



Da obra A vida escreve
Pelo espírito Hilário Silva. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

01/08 - Frase do dia

Para difundir a bondade, ninguém precisa cultivar riso estridente ou sorrisos baratos, mas, para não darmos pedras de indiferença aos corações famintos de pão da fraternidade, é indispensável amealhar em nosso espírito as reservas da boa compreensão, emitindo o tesouro de amizade e entendimento que o Mestre nos confiou em serviço ao bem de quantos nos rodeiam, perto ou longe.



Da obra Fonte Viva
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier