Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Momentos de Saúde

A última parte do capítulo “Dias de Sombra” compreende o ensinamento da oração como ferramenta para a criação e manutenção de pensamentos otimistas e da confiança em Deus. Neste sentido ela recomenda:
“Rompe o moto-contínuo dos desacertos, mudando de paisagem mental, de forma que não vitalizes o agente perturbador. Ouve uma musica enriquecedora, que te leve a reminiscências agradáveis ou a planificações animadoras. Lê uma página edificante do Evangelho ou de outra Obra de conteúdo nobre, a fim de te renovares emocionalmente.” (p. 87)

Assim, devemos nos afastar do movimento negativo e pessimista, criando um novo movimento, que rompa com a cadeia de fracassos, contradições e infortúnios. Através do repouso, da oração, da meditação e reflexão podemos contemplar uma região que nos tire do estado desanimador. Devemos ainda pensar no futuro ditoso que nos aguarda e elevar o pensamento a Deus com unção para podermos romper com as cadeias da aflição.

“Há sempre Sol brilhando além das nuvens sombrias, e quando ele é colocado no mundo íntimo, nenhuma ameaça de trevas consegue apagar-lhe a intensidade da luz. Segue-lhe a claridade e vence o teu dia de insucessos, confiante e tranqüilo.” (p.88) 

31/01 - Frase do dia

O maior serviço que a criatura pode prestar ao Criador, é o fiel desempenho do próprio dever.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

30/01 - Frase do dia

O único meio de evitar ou atenuar as consequências futuras de uma falta, está no repará-la, desfazendo-a no presente. 


De O Céu e o Inferno

domingo, 29 de janeiro de 2012

29/01 - Frase do dia

 Purifiquemos o pensamento, encaminhando-o às zonas superiores do nosso idealismo, buscando, simultaneamente, materializá-la no terreno chão da luta diária, criando novos motivos de felicidade, de confiança, de luz e de alegria, na esfera de nossas horas vulgares, e a harmonia será a resposta divina aos nossos empreendimentos.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Miguel Couto. Francisco C. Xavier

sábado, 28 de janeiro de 2012

28/01 - Frase do dia

Cada homem é uma casa espiritual que deve estar, por deliberação e esforço do morador, em continua modificação para melhor.


Da obra Vinha de Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

27/01 - Frase do dia

O determinismo do amor e do bem é a lei de todo o Universo e a alma humana emerge de todas as catástrofes em busca de uma vida melhor.

Da obra A caminho da Luz
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26/01 - Frase do dia

Tudo é alegria, ensinamento e vitória, enquanto não nos cansamos de praticar o bem.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

25/01 - Frase do dia

Não te endureças na estrada que o Senhor te levou a trilhar, em favor de teu resgate, aprimoramento e santificação. Recorda a importância do tempo que se chama Hoje.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Momentos de Saúde

Dando continuidade ao capítulo catorze, intitulado “Dias de Sombra”, Joana continua a nos ensinar sobre os dias de dificuldades, afirmando que estes são dias de provas, de desafio, e não para desencanto e desanimo. Ao contrário, devemos empenhar ainda mais nossos esforços para vencermos e superarmos estes dias, e o movimento de fracasso e contradição ao qual estávamos ligados. Devemos lutar, investindo energias positivas, de padrão vibratório elevado, pois se desistirmos sem lutar, mais rápido atingiremos o fracasso e ao irmos para a batalha com idéias negativas de perda, parte do labor já está perdido.

Joana segue dizendo que é normal que esses acontecimentos ocorram algumas vezes; contudo, se eles se tornam rotineiros e cotidianos, devemos refletir e vigiarmo-nos mais atentamente e cuidadosamente, uma vez que a intérmina sucessão de acontecimentos negativos pode ter gênese em fatores espirituais. Além de ter um caráter obsessivo, estes acontecimento podem ocorrer por um movimento próprio do sujeito ao qual está preso, no qual ele mesmo atrai para si os infortúnios e acaba, mesmo que inconscientemente, fazendo para o seu próprio insucesso. Este movimento fica registrado como memória, que é constantemente ativada ao se deparar com algum acontecimento ruim ou que envolva um desafio.

Ela afirma ainda que não adianta ficarmos irritados com os acontecimentos felizes pois assim eles acontecerão ainda mais fortes e freqüentes. Também não adianta nos debatermos até a exaustão, nadando contra a correnteza. O que devemos fazer é vencer o fluxo, contornando a direção das águas velozes e encontrando novos cursos de água, novas direções para seguirmos. 

24/01 - Frase do dia

Cada alma vive e respira na atmosfera mental que estabelece para si mesma, em qualquer distrito do Universo.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Miguel Couto. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

23/01 - Frase do dia

A responsabilidade das faltas é toda pessoal, ninguém sofre por erros alheios, salvo se a eles deu origem, quer provocando-os pelo exemplo, quer não os impedindo quando poderia fazê-lo.


De O Céu e o Inferno

domingo, 22 de janeiro de 2012

22/01 - Frase do dia

Não te endureças na estrada que o Senhor te levou a trilhar, em favor de teu resgate, aprimoramento e santificação. Recorda a importância do tempo que se chama Hoje.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

sábado, 21 de janeiro de 2012

21/01 - Frase do dia

Faze da infância que te segue o exemplo o sublime alicerce do amor puro, em que possas construir o Lar e o Templo do Divino Futuro...


Da obra Relicário de Luz.
Pelo espírito Cármen Cinira. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20/01 - Frase do dia

A fé verdadeira manifesta-se ao mundo através das obras que realiza.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

19/01 - Frase do dia

Cada vez que te deténs a contemplar a sementeira dos benefícios que já fizestes, adias a possibilidade de aumentar a lavoura do bem.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

18/01 - Frase do dia

Aprende a ajudar para que outros te ajudem e, onde estiveres, serás sempre um valoroso operário na edificação do Reino Divino.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Meimei. Francisco C. Xavier

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Momentos de Saúde

Na mensagem que antecede o capítulo catorze, Joana nos fala que devemos deixar a luz divina penetrar todo o nosso ser para que, envolvidos pela energia suprema, as angústias e negatividades exteriores sejam rompidas e dissipadas. Dessa forma, deixamo-nos clarear e todas as dificuldades se desfazem, permitindo que nós tomemos consciência e enxerguemos com clareza e serenidade o programa da nossa existência. Assim, o pessimismo advindo das circunstancias externas que antes nos prendia à irritação e à amargura, desaparece, e em seu lugar, podemos contemplar o nosso destino ao êxito que buscaremos com entusiasmo, pois ao banharmo-nos de luz externa, somos luz interior. 

Capítulo 14: Dias de Sombras

Joana nos fala no presente capítulo sobre os dias de sombra, que são aqueles dias nos quais tudo parece dar errado, levando-nos a acreditar que a vida não vai dar certo pra gente e que somos fadados ao insucesso, a eventos perturbadores e deprimentes. Ela afirma que nessas circunstancias, o pessimismo aumenta e se instala na mente e nas emoções, nos levando a lembranças e memórias negativas. Ela segue afirmando:

“Quem lhes padece a injunção tende ao desanimo e refugia-se em padrões psicológicos de auto-aflição, de infelicidade, de desprezo por si mesmo. Sente-se sitiado por forças descomunais, contra as quais não pode lutar, deixando-se arrastar pelas correntes contrárias, envenenando-se com o mau humor.” (p. 86) 

17/01 - Frase do dia

O trabalho bem vivido é um manto que esconde todos os defeitos, tanto quanto o amor cobre uma multidão de pecados.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

16/01 - Frase do dia

A existência na Terra é um livro que estás escrevendo... Cada dia é uma página... Cada hora é uma afirmação de tua personalidade, através das pessoas e das situações que te buscam.


Da obra Palavras de Emmanuel
Pelo espírito Emmanuel. Francisco C. Xavier

domingo, 15 de janeiro de 2012

15/01 - Frase do dia

Se não sabemos exercer a tolerância e a bondade com cinco ou dez pessoas, que esperam pelo nosso entendimento e pelo nosso auxílio, debalde ensinaremos o caminho do bem-estar para os outros.


Da obra Pão Nosso.
Pelo espírito Meimei. Francisco C. Xavier

sábado, 14 de janeiro de 2012

14/01 - Frase do dia

Se semeias com amor, jamais desanimes, porque se é teu o trabalho do plantio, a semente, o crescimento e a frutificação pertencem ao Divino Semeador, que nunca se cansa de semear.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Francisco Malhão. Francisco C. Xavier

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

13/01 - Frase do dia

A alegria verdadeira nem sempre é daqueles que dominam, mas nunca se aparta das almas generosas que aprendem a espalhar o bem.


Da obra Pão Nosso.
Pelo espírito Meimei. Francisco C. Xavier

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

12/01 - Frase do dia

O estado do Espírito por ocasião da morte pode ser assim resumido: Tanto maior é o sofrimento, quanto mais lento for o desprendimento do perispírito; a presteza deste desprendimento está na razão direta do adiantamento moral do Espírito; para o Espírito desmaterializado, de consciência pura, a morte é qual um sono breve, isento de agonia, e cujo despertar é suavíssimo.


De O Céu e o Inferno

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

11/01 - Frase do dia

Toda vez que encontramos o Evangelho do Senhor inspirando a renovação de nossa atitude pessoal, à frente do mundo, guardemos a certeza de que nos achamos em comunhão frutífera com a bendita claridade do Caminho, da Verdade e da Vida.


Da obra Falando à Vida
Pelo espírito Francisco do Monte Alverne. Francisco C. Xavier

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Momentos de Saúde

Parte 3

Joana encerra o décimo terceiro capítulo nos estimulando a transformarmos a nossa existência em um estado de prece, orando constantemente, pois, ao experimentarmos o bem-estar e a alegria produzidas pela oração, passaremos a buscá-la com freqüência e a comunicarmos diretamente com a “Vida Estuante” (p.81).  Neste sentido ela diz que “quem ora, renova-se e ilumina-se, pois acende claridades íntimas que se exteriorizam mediante vibrações especiais” (p.81).
Ela afirma, dessa forma, que devemos recorrer à oração em todos os momentos da nossa vida, na doença, na tristeza, no fracasso, quando estivermos sem recursos, assim como na alegria, na saúde, na riqueza e no sucesso. Devemos orar confiantes que Deus nos enviará, por meio da intuição, as respostas e os recursos de que necessitamos para superarmos as dificuldades e construirmos os meios para sermos felizes. Assim sendo, ela afirma:
“Orando, elevar-te-á, e na energia da prece receberás tudo quanto se tornará necessário para prosseguires lutando e lograres a vitória. A criatura busca Deus pela oração e Ele responde-lhe mediante a intuição do que fazer, de como fazer e para que, fazendo, seja feliz.” (p.82)

Larissa - Mocidade

10/01 - Frase do dia

Meu filho, se procuras a bênção da felicidade, não te esqueças de que o Reino do Céu começa em nosso próprio coração e de que o primeiro lugar onde devemos trabalhar por ele é na própria casa onde vivemos.


Da obra Pão Nosso
Pelo espírito Meimei. Francisco C. Xavier

02/02 - Frase do dia

O descanso após o trabalho é construtivo e chama-se preparação para novo esforço.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Mariano José Pereira da Fonseca. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

09/01 - Frase do dia

Como exercício incessante de autoburilamento, é imperioso ceder diariamente de nossas opiniões, de nossos pontos de vista, de nossos preconceitos e de nossos hábitos, se pretendemos realmente assimilar com Jesus a nossa reforma no Evangelho.


Da obra Instruções Psicofônicas
Pelo espírito Bezerra de Menezes. Francisco C. Xavier

domingo, 8 de janeiro de 2012

08/01 - Frase do dia

O simples intercâmbio com a vida espiritual nada mais é que mera permuta de valores para estimular a experiência comum.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito Francisco do Monte Alverne. Francisco C. Xavier

sábado, 7 de janeiro de 2012

07/01 - Frase do dia

Um só pensamento bom, um só ato digno, uma só lição assimilada, não nos bastam à melhoria. Necessário repetir testemunhos de aprendizado e renovação.


Da obra Sol na Alma
Pelo espírito André Luiz. Waldo Vieira

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

06/01 - Frase do dia

A responsabilidade das faltas é toda pessoal, ninguém sofre por erros alheios, salvo se a eles deu origem, quer provocando-os pelo exemplo, quer não os impedindo quando poderia fazê-lo.


De O Céu e o Inferno

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Novo ano, novos caminhos...

Novo Ano, novos caminhos a seguir, novos objetivos.... 

As coisas acontecem em nossas vidas exatamente na hora que devem acontecer, pelo nosso bem e nosso crescimento espiritual, nem a mais nem a menos!

Quando temos objetivos e sonhos, não devemos nos apressar achando que a impaciência fará com que seja acelerado o plano e tudo dará certo, não, pelo contrário...se você ajudar uma borboleta a sair de seu casulo jamais ela voará, quero dizer com isso, que tudo tem o seu período de maturação e de, finalmente, se por em prática e, com certeza, vai se saber qual é a hora exata para isso, porque as forças universais  nos mostrarão isso e não  se tem dúvidas quando chegar a hora certa.

Não estou falando de fatalismo/destino, estas coisas que fazem parecer que somos simples bonecos ou fantoches movidos por mãos gigantescas que fazem conosco o que bem entendem, estou falando que temos livre arbítrio para fazermos escolhas e, a partir delas, iremos projetando isso, a nossa vontade, formando um campo de energia em torno dos nossos objetivos, fazendo com que haja uma 'conspiração' universal para o alcance dos mesmos, e a cada minuto, horas, dias que passam, esta 'conspiração' está agindo e, por isso, terá o tempo certo para germinar, fecundar e florescer, de maneira que tudo que ocorre, ocorre da maneira que necessitamos para a nossa evolução.


Confiemos então em toda esta 'orquestra universal' e em toda a sabedoria de Deus, que é o regente maior desta orquestra.

Editorial Boletim ICEF

05/01 - Frase do dia

Seja útil em qualquer lugar, mas não guarde a pretensão de agradar a todos; não intente o que o próprio Cristo ainda não conseguiu.


Da obra Agenda Cristã
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

04/01 - Frase do dia

A fraternidade há de avivar-nos o raciocínio, vincar-nos a memória, calejar-nos a mãos, modelar-nos a vida.


Da obra Sol nas Almas.
Pelo espírito André Luiz. Waldo Vieira

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Momentos de Saúde

Parte 2

Em continuidade com os teus ensinamentos, Joana segue a lição afirmando que a oração nos permite modificar a compreensão e o modo de encararmos os acontecimentos, produzindo sintonia com o Pensamento Divino, que tudo governa. Assim, ela diz:
“A oração cria as condições e as circunstâncias para a meditação, que projeta o psiquismo nas esferas elevadas, assim equilibrando a saúde e as aspirações, por melhor orientar o sentido da existência e a programática da reencarnação. Ela prepara o santo, sustenta o herói, inspira o pesquisador, mantém a vida, enquanto projeta luz nas paisagens em sombra ou enevoadas, que se apresentam ameaçadoras.” (p.80)
Ela fala que devemos orar sempre, uma vez que o hábito da oração nos permite atravessar e superar as dificuldades e enfrentar as provas rudes, bem como as severas expiações. E mesmo que nos sintamos bem, plenos, devemos orar, para mantermos o equilíbrio e continuarmos obtendo os benefícios da oração, preservando-nos as forças morais e espirituais, atraindo os Bons Espíritos e afastando aqueles de má tendências. Envolvido pelas vibrações elevadas que a oração fornece, todo o mal que nos circunda é diluído, e todos aqueles que estavam em vibrações negativas e inferiores, que nos cercavam, são também beneficiados com a oração. 

Larissa - Mocidade

03/01 - Frase do dia

O Amor, sublime impulso de Deus, é a energia que move os mundos: Tudo cria, tudo transforma, tudo eleva. Palpita em todas as criaturas. Alimenta todas as ações.


Da obra Falando à Terra
Pelo espírito João de Brito. Francisco C. Xavier

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

02/01 - Frase do dia

Ninguém evolui num dia ou para um dia apenas.  Carecemos de tempo para entender o bem e praticá-lo diuturnamente, absorvendo-o em profundidade, na alma, para o eterno futuro.


Da obra Sol nas Almas
Pelo espírito André Luiz. Waldo Vieira

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ano Novo


Hoje é o dia que dá início a um novo ano.
É o dia primeiro. Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas. É um momento de alegria e confraternização. As rogativas, em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um ano novo cheio de felicidade?
Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas. Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde. Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós.
Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte.
Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente. Tudo continua sendo como na véspera. Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assim por diante.
Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, já que um feliz ano novo não se deseja, se constrói.
Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, já que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente.
Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular.
Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz.
Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos.
Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por quem realmente tem autoridade, por já tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo.
No ensinamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" está a chave da felicidade verdadeira.
Jesus nos coloca como ponto de referência. Por isso recomenda que amemos o próximo como a nós mesmos nos amamos.
Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o espírito com a ira, a inveja, o ciúme etc.
Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita sua criação e suas leis.
Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por ele e que ele a todos nos ama.
Enfim, quem quer um ano novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo.
Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós.

***
O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação.
Assim, o dia hoje logo passará e o chamaremos ontem como o amanhã será em breve hoje, que se tornará ontem igualmente.
E, sem que nos demos conta, estaremos logo chamando este ano que se inicia de ano passado e assim sucessivamente.
Que todos possamos aproveitar muito bem o tesouro dos minutos na construção do amanhã feliz que desejamos, pois a eternidade é feita de segundos.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro Repositório de sabedoria, verbetes:
oportunidade e tempo

01/01 - Frase do dia

O uso é o bom-senso da vida e o metro da caridade.  Vida sem abuso, consciência tranqüila.


Da obra Estude e Viva
Pelo espírito André Luiz. Francisco C. Xavier