Em destaque:


Evangelização Infantil - Toda Segunda-feira às 19h30m.

A Juventude Espírita Maria de Nazaré - Todo sábado de 17h às 18h30m.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Parceria entre Herculano Pires e Chico Xavier

                A parceria entre Herculano Pires e Chico Xavier deu origem a interessantes livros, que são: “Na era do Espírito”; “Diálogo dos Vivos”; “Chico Xavier Pede Licença”; “Astronautas do Além” e “Na hora do Testemunho”.

Tais livros foram elaborados na primeira metade da década de setenta, apresentando, basicamente, uma estrutura autoral montada sobre um tripé: O comentário de apresentação da mensagem, elaborado pelo médium Chico Xavier (muitas vezes tratava-se da carta de apresentação da mensagem elaborada pelo médium em Uberaba-MG e enviada através dos Correios para Herculano Pires em São Paulo); A mensagem trazida pelo autor espiritual; e o texto comentando a mensagem propriamente dita assim como a carta de apresentação, de autoria do Professor José Herculano Pires.

A riqueza dos estudos produzidos por essa parceria é algo extraordinário, sendo que tais obras deveriam receber maior divulgação por parte do Movimento Espírita, uma vez que muitos desses livros são ignorados por um bom número de núcleos espíritas.

Além do elevado valor intrínseco dessas obras, as mesmas apresentam uma estruturação de obra de estudo doutrinário muito interessante, que demonstra não somente uma forma altamente didática de elaboração de volumes de estudo doutrinário como uma forma de estudo em nossas casas espíritas. De fato, os chamados “livros de mensagens” obtidos pela psicografia de Chico Xavier, apesar de muito lidos, não tem sido adequadamente estudados em grande número de casas espíritas.

Os livros de mensagens de autoria de Emmanuel e André Luiz, entre outros mentores, constituem grande contribuição para o nosso crescimento no conhecimento evangélico-moral-doutrinário, discutindo nuances complexas de nosso mundo íntimo assim como da vida espiritual e dos valores doutrinários. O professor Herculano Pires com seu indiscutível conhecimento Kardequiano, juntamente com elevada erudição, elabora análises de grande profundidade sobre o conteúdo apresentado pelas mensagens e também sobre as questões relacionadas ao fenômeno mediúnico que permitiu a obtenção da mesma. Herculano Pires comenta, contextualiza, aprofunda e valoriza o material obtido pela mediunidade Xavierina, ensinando-nos como devemos ler e estudar os chamados “livros de mensagens”. As diversas implicações comentadas por Herculano Pires, incluindo correlações com a ciência e a filosofia contemporâneas, demonstram acentuadamente a atualidade do pensamento espírita e a necessidade de maior reflexão e valorização de obras de inestimável valor espírita.


Vale registrar que os prefácios de tais obras, com especial destaque para “Diálogo dos Vivos” e “Chico Xavier Pede Licença” mostram a necessidade dessa troca de informações, ou seja, desse diálogo em prol de melhores interpretação e aproveitamento das mensagens que chegam por meio de grandes missionários da mediunidade, como é, obvimente, o caso de Chico Xavier.

Leonardo Marmo Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário